Prefeito | 24/03/2023

Em ação da Secretaria de Educação pelos 58 anos de Louveira, Prefeito Estanislau Steck é entrevistado por estudantes

A atividade foi iniciativa dos alunos do 5º ano da EMEF Melissa Sicalhoni, onde o Prefeito esteve na manhã desta sexta (24) para entrevista como parte do cronograma de ações realizadas pelas escolas em homenagem ao aniversário de Louveira. Também hoje aconteceu a apresentação dos alunos na EMEF Odilon Leite Ferraz

Neste mês em que Louveira celebra 58 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vem realizando junto aos alunos da rede municipal diversas atividades lúdicas para que elas aprofundem o conhecimento sobre a história da cidade. Com o tema Memórias da Terra da Videira, cada escola definiu as ações de acordo com a idade dos alunos, abordando as características históricas, culturais e econômicas. Neste sentido, os alunos da EMEF Melissa Sicalhoni inovaram ao convidar o Prefeito Estanislau Steck para ser entrevistado e falar sobre as funções do cargo majoritário da cidade. A sabatina aconteceu na manhã desta sexta-feira (24) e contou com a presença da Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, da Coordenadora de Educação, Vanessa Zanello Tarallo, da Diretora, Mirella Pavan de Arruda Leme, e de toda a comunidade escolar.

“Foi uma honra estar com as crianças e poder responder as perguntas, que foram todas muito pertinentes. Pelas crianças da EMEF Melissa Sicalhoni, eu parabenizo os alunos de todas nossas escolas municipais, porque elas têm feito brilhantes trabalhos em homenagem ao aniversário de Louveira. Essa iniciativa da Secretaria de Educação é louvável porque assim as crianças se aproximam mais da história da cidade, fortalece nelas o espírito de pertencimento, principalmente levando em conta que muitas não são nascidas aqui, mas vêm de outros lugares, até de outros estados, como é o caso da Escola Melissa, porque fica no Bairro, onde a maioria das famílias é de outras cidades e estados. Mas foi uma manhã surpreendente. Esta ação mostra o quanto nossas crianças estão sendo bem educadas na rede municipal de ensino”, afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Também hoje aconteceu a apresentação dos alunos na EMEF Odilon Leite Ferraz. As atividades nas escolas estão acontecendo durante todo o mês de março. Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, as atividades são variadas, mas, diante do tema central “Memórias da Terra da Videira”, propagam a história de Louveira e fortalecer os laços afetivos das crianças com a cidade em que vivem.

“A partir de um tema central, a programação foi sendo definida com diversas atividades diferentes, todas realizadas de forma lúdica, para que as crianças se envolvessem com a história da cidade e aprofundar seu conhecimento”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Na EMEF Melissa Sicalhoni, além da entrevista com o Prefeito Estanislau Steck, realizada pelos alunos das quatro turmas de 5º ano, aconteceu também a exposição dos trabalhos dos alunos dos 4º anos, que gravaram mensagens em inglês para parabenizar a cidade; dos alunos dos 3º anos, que desenvolveram um material gráfico, um folder sobre o município e seus pontos turísticos; e dos alunos dos 1º e 2º anos, que fizeram desenhos sobre o seu lugar preferido em Louveira.

A Diretora, Mirella Pavan de Arruda Leme, conta que a iniciativa da sabatina foi dos próprios alunos, com apoio da direção. “Eles estavam estudando o gênero carta, então, discutiram em sala de aulas e definiram juntos por escrever uma carta convidando o Prefeito para esta entrevista. E como o Prefeito é muito acessível, aceitou passar essa manhã com eles. E foi uma experiência muito rica porque as crianças puderam conhecer o ser humano que existe por trás da autoridade e da função de responsabilidade que o Prefeito exerce. Cada turma definiu o aluno mais desinibido para ler a pergunta que eles elaboraram juntos. E deu certo, porque na hora da entrevista todos ficaram muitos atentos na fala do Prefeito. O depoimento dele com certeza foi um grande incentivo para todos”, ressalta a Diretora, Mirella Pavan de Arruda Leme.

As atividades em celebração aos 58 anos de Louveira começaram já no início do mês com a EMEI Prefeito Nicolau Finamore, onde as crianças assistiram a apresentações de imagens e vídeos antigos da cidade. No CEIL Bairro, os alunos fizeram pesquisas sobre fatos históricos e reuniram fotos antigas para exposição dentro da escola. Na Emef José Odair Montelatto, os alunos receberam a visita do tradicional agricultor José Valter Pagotti, e fizeram juntos o plantio de mudas para futuramente formar uma parreira.

Os alunos das séries iniciais também participam. Na EMEF Vila Pasti, por exemplo, uma delas é pesquisar e trazer para a aula receitas de famílias elaboradas com as frutas típicas, entre elas a uva, o caqui e o morango. A escola organiza também o chá das avós, em que as avós serão convidadas a irem à escola contar suas histórias sobre a cidade de Louveira. As atividades seguem até a próxima semana, fechando o calendário de atividades realizadas pela Secretaria de Educação em homenagem aos 58 anos de Louveira.

Para ter conhecimento da programação completa das ações realizadas pela Prefeitura, por meio das Secretarias Muncipais (CLIQUE AQUI)