Educação | 20/07/2021

EDUCAÇÃO - Famílias iniciam semana de acolhimento nas escolas e recebem orientações para retomada das aulas presenciais

Entre esta terça (20) e quinta-feira (22), os pais e responsáveis serão orientados por professores e coordenadores sobre o processo de retorno das crianças às escolas

A Secretaria de Educação de Louveira deu início nesta terça-feira (20) ao acolhimento de familiares dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Até a próxima quinta-feira (22), os pais e responsáveis serão recebidos nas unidades escolares por professores e coordenadores para obter orientações e tirar dúvidas sobre o modelo de retomada. A ação faz parte do processo de retorno às aulas presenciais, que tem início marcado para o dia 26 de julho. 

Entre os assuntos abordados durante o acolhimento, está a apresentação dos protocolos sanitários que serão seguidos dentro das escolas como o distanciamento entre alunos dentro das salas de aulas e áreas comuns, aferição da temperatura nas entradas, uso de máscaras, e distribuição de totens e frascos de álcool em gel.  

"Na última semana, os professores e demais profissionais da Educação passaram por formações sobre os protocolos de segurança e estão devidamente preparados para orientar os alunos dentro das unidades escolares. Agora, os familiares estão sendo orientados sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelos alunos e sobre o modelo adotado pelo município para a retomada gradativa das aulas presenciais", ressalta a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. 

Opinião dos pais

Maria dos Remédios Araújo, 40 anos, tem um filho matriculado no Ceil Fundamental Bairro e esteve hoje no local para conversar com a equipe escolar sobre a volta às aulas. "O acolhimento foi ótimo. A equipe foi muito solicita para responder minhas dúvidas. Pude sentar com a coordenadora para esclarecer todos os assuntos. O meu filho está muito animado para voltar para a escola. Online não é a mesma coisa. Por mais que a gente ajude, o desenvolvimento nas aulas presenciais é bem maior", afirma a mãe, moradora do bairro Santo Antônio. 

Para Janete Vieira Ribeiro, 32 anos, que também é mãe de aluno do Ceil, o processo de retomada deve ser feito da maneira mais segura possível, com respeito a todos os protocolos sanitários de combate à pandemia. “Eu estou apreensiva, mas sei que esse recomeço é necessário. Estou ensinando ao meu filho como se proteger na sala de aula e passando os cuidados que ele deve tomar. Ele já está ansioso para voltar”, ressalta. 

Volta às aulas

As atividades em salas de aula estão suspensas no município desde o começo da pandemia, em 2020, e serão liberadas no momento em que a vacinação atinge índices significativos em todo o País e o número de casos, mortes e internações pela covid-19 apresenta cenário de estabilidade.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a retomada das aulas presenciais em Louveira.