Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Desenvolvimento Econômico | 25/03/2021

ECONOMIA LOCAL - Louveira cria pacote de ações para auxiliar comerciantes durante a pandemia

Auxílio financeiro mensal, Portal do Comércio e sistema de vendas via drive thru são algumas das medidas adotadas pela cidade para minimizar os efeitos da crise

A Prefeitura de Louveira está lançando um pacote de ações para minimizar os efeitos da crise na economia local, gerada pelas fases Vermelha e Emergencial do Plano São Paulo que determinam o fechamento dos estabelecimentos comerciais. Entre as medidas, está a criação de um auxílio financeiro mensal voltado aos comerciantes da cidade. Para viabilizar a ajuda, um projeto de lei será protocolado na Câmara Municipal na próxima semana. 

No pacote, também estão incluídas medidas como a criação de vagas de estacionamento para retirada de produtos no sistema Drive Thru, o desenvolvimento do aplicativo “Portal do Comércio de Louveira”, a reativação e ampliação dos serviços prestados pelo Banco do Povo e, a médio prazo, a criação da “Casa do Empreendedor”, um espaço voltado para inserir o comerciante no mundo do e-commerce. 
 
De acordo com o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, o pacote é fruto do constante diálogo realizado entre Prefeitura e comerciantes em busca de soluções que ajudem os moradores da cidade a enfrentarem as dificuldades causadas pela pandemia de coronavírus. “Desde o início da Fase Emergencial, a Prefeitura de Louveira tem mantido um canal de comunicação aberto com comerciantes e vereadores para, juntos, formatarmos propostas que viabilizem ações imediatas para atenuar os efeitos da crise gerada pela pandemia no comércio local”, ressalta o prefeito. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Walter, - que é responsável pela coordenação dos trabalhos – reforça que tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. “Sabemos que os desafios são muitos, mas acreditamos que com diálogo e união de esforços conseguiremos passar por esta crise”, afirma. 
 
Após o anúncio da adoção da Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Prefeitura já tinha anunciado a prorrogação dos prazos de vencimento de março de todos os tributos e taxas municipais, como IPTU e ISS. O pagamento passou para abril.
 
Confira abaixo os detalhes de cada uma das ações que integram o pacote de auxílio aos comerciantes. 
 
Drive Thru
O projeto-piloto do sistema Drive Thru já começa a funcionar nesta sexta-feira (26). Quem quiser fazer compras no comércio local durante as fases mais restritivas do Plano São Paulo (Vermelha e Emergencial) poderá parar o carro em uma das três vagas do bolsão de estacionamento instalado na Avenida Ricieri Chiqueto, altura do número 200. Então, basta fazer os pedidos via telefone ou whatsapp – que também podem ter sido feitos antecipadamente - e aguardar até que os comerciantes venham fazer a entrega. 
 
No local, os clientes terão disponível um banner com os nomes e números de contato de todas as lojas.  O Drive Thru vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. “Nosso objetivo é analisar a adesão dos comerciantes e clientes durante a próxima semana para que possamos aumentar o número de vagas disponíveis conforme a demanda”, explica Alessandro. Toda a operação contará com o apoio dos agentes da Divisão de Trânsito da Secretaria de Segurança.
 
Portal do Comércio de Louveira
Para facilitar ainda mais o contato dos clientes com os comerciantes, a Prefeitura de Louveira está lançando o Portal do Comércio de Louveira, um aplicativo que funcionará como lista de contatos das lojas e prestadores de serviço da cidade. O aplicativo estará disponível para os sistemas Android, iOS e também poderá ser acessado pelo navegador de internet em qualquer computador. As lojas serão separadas por segmento. No aplicativo, os moradores de Louveira conseguirão entrar em contato com as lojas com apenas um click. 
Se você é comerciante e deseja fazer parte do Portal do Comércio, clique aqui e cadastre o seu estabelecimento. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (19) 3878-4559. 
 
Auxílio Financeiro
Para garantir apoio aos comerciantes durante a crise, a Prefeitura de Louveira está criando um programa de auxílio financeiro mensal. O valor ainda está em definição. O projeto de lei será protocolado na Câmara Municipal na próxima semana e depende do aval dos vereadores para ser colocado em prática. 
 
Banco do Povo 
Também para auxiliar os comerciantes e empreendedores da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai reativar e incrementar as ações do Banco do Povo na cidade. “Também buscaremos formas de aumentar o capital do Banco do Povo com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado”, afirma o secretário. 
 
Para viabilizar o acesso dos comerciantes e empreendedores de Louveira às linhas de crédito disponíveis pelo Banco do Povo durante a pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai realizar reuniões virtuais para orientação e recebimento de projetos. Os interessados devem entrar em contato pelo número (19) 3878-4559 para agendar um horário. 
 
O Banco do Povo é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento. Para saber mais sobre as linhas de crédito acesse www.bancodopovo.sp.gov.br . 
 
Casa do Empreendedor
O projeto “Casa do Empreendedor” será um espaço multiuso que tem como objetivo oferecer uma estrutura completa de tecnologia, qualificação e marketing aos empreendedores de Louveira. 
 
A Casa do Empreendedor oferecerá:
 
- Cursos online de e-commerce, redes sociais e atendimento ao cliente;
- Ferramentas gratuitas de comércio eletrônico;
- Assessoria para uso de tecnologias gratuitas: Facebook MarketPlace, WhatsApp Store, Instagram, Mercado Livre, etc;
- Assessoria em marketing e publicidade com serviços de redator, videomaker e webdesigner;
- Produção gratuita de conteúdo para redes sociais, 
- Mini estúdio para produção de fotos e vídeos de produtos;
- Realização de rodadas de negócios online e presencial;
- Assessoria para desenvolvimento de novos negócios (produtos e serviços)
- Impressora 3D para criação de protótipos;
- Espaço para palestras e workshops;
- Internet de alta velocidade