Desenvolvimento Econômico | 01/04/2014

Divisão de Agricultura busca alternativas para melhorar a produção da uva no sistema Y”

Foto: Divulgação

Na última semana, técnicos da Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira e produtores do município visitaram duas propriedades nos municípios de Atibaia e Itapira. O objetivo da visita foi observar o comportamento das estruturas metálicas que estão substituindo a madeira de eucalipto tratado que são tradicionalmente utilizadas nas parreiras conduzidas e Y ou mesmo em espaldeira.

De acordo com o diretor de Agricultura de Louveira, eng. Agrícola Daniel F Miqueletto, o investimento para implantar um parreiral em Y é altíssimo, uma vez que fica até quatro vezes mais caro que no sistema convencional,  entretanto, experiências realizadas no sul do Brasil e os números já observados em propriedades louveirenses confirmam a viabilidade do investimento “Com o apoio do IAC medimos uma produtividade de até 35 toneladas por hectare na safra normal e 25 toneladas na safra temporã, portanto, para produtores de ponta, apesar de caro, o sistema é viável”, afirmou Miqueletto. O engenheiro destacou ainda que está sendo observada a viabilidade da substituição da madeira tratada por metal “A questão estrutural nos pareceu boa, a instalação é muito facilitada e a durabilidade nem se compara. Precisamos agora por na ponta do lápis se essas vantagens compensam o investimento que deve se tornar ainda maior”, completa Miqueletto.

Para o produtor Valter Pagotti o material alternativo parece bom, mas só depois de testá-lo é que poderá emitir uma opinião mais concreta. Com objetivo dessa melhor avaliação a Divisão de Agricultura de Louveira, o Centro de Fruticultura do IAC e a empresa fornecedora das estruturas metálicas estarão realizando uma parceria para instalar e testar a nova tecnologia.

A Prefeitura  está atenta a necessidade de modernização da agricultura e visando o aumento da produtividade, a redução de custos de produção e a melhoria da qualidade das frutas tem promovido constantes ações com o intuito de conhecer, discutir e avaliar manejos, materiais, insumos e  novidades que possam ser aplicadas nos cultivos locais na busca de sua sustentabilidade econômica e ambiental.

Informações: Divisão de Agricultura da Prefeitura Municipal de Louveira – Rod. Anhangüera, Km 72, sentido interior (ao lado do Restaurante Frango Assado) – (19) 3878-4166