Desenvolvimento Econômico | 28/08/2023
Construção da Usina de Suco segue avançada em fase de pavimentação e estrutura para cobertura
Em uma ação inédita de valorização dos agricultores e da fruticultura de Louveira, além de importante investimento para o turismo rural, Prefeitura constrói a usina de usina no Barreiro para processar as uvas não comercializadas e transformá-las em suco; local também será ponto turístico da cidade
Entre as cerca de 20 obras em andamento por toda a cidade, a Usina de Suco tem sido destaque dos investimentos feitos pela Prefeitura de Louveira. A obra segue bastante avançada, com a pavimentação externa no entorno do todo o prédio, feita com bloquete sextavados, sustentáveis e drenantes. A construção da Usina, cujo prédio têm mais de 400m², caminha para a estruturação da cobertura. Para tanto, já foram instaladas as estruturas metálicas. A Usina de Suco está sendo construída no Centro de Apoio do Produtor Rural (CAP), no bairro Barreiro.
“Estamos trabalhando com um cronograma intenso neste que é um projeto muito importante para Louveira, que valoriza os trabalhos dos produtores da cidade e contribui para evitar a perda das uvas, como já vimos acontecer em anos anteriores, com baixa comercialização das frutas. A Usina será importante no processamento das uvas, que serão transformadas em suco. Estamos atuando no sentido de que seja criada uma cooperativa para fazer a gestão desta fábrica. Mas ela será também um ponto de visitação que poderá atrair turistas de toda região. O prédio vai contar com a loja para venda do produto e um deque para receber os visitantes. Nossa intenção é que a Usina de Suco fique pronta para atender aos agricultores já na próxima colheita”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
As obras seguem para construção do prédio principal, que abrigará duas áreas: administrativa e área fabril. Na área fabril, serão feitos o recebimento, processamento da uva e saída do suco pronto. No local, foram instalados no piso ralos por onde serão escorridos os líquidos após o processo de produção. Também está começando a instalação do sistema elétrico. Em uma das salas construídas será instalada a câmara fria para armazenamento e garantia das condições ideais de estocagem das uvas.
Para a área administrativa, estão sendo construídos salas de escritório, vestiários para os funcionários e sanitários. Serão estruturados também no local uma área de visitação para receber visitantes e turistas, com mezanino, deque, a loja para comercialização dos sucos e sanitários.
Para garantir acessibilidade no local, a Prefeitura construiu uma rampa de acesso. E para abrigar os maquinários utilizados pelos agricultores, como tratores, foram estruturados dois barracões na parte superior do terreno, que já estão prontos.