Desenvolvimento Econômico | 11/11/2015

Confraternização marca encerramento do ‘Festival Gastronômico Sabores de Louveira’

Festival

Público pode degustar as receitas dos 11 estabelecimentos participantes; população pode conferir os pratos durante os 40 dias de festival

A noite de segunda-feira (9) foi marcada por muita festa, confraternização, e, principalmente, pela oportunidade de saborear as delícias dos 11 restaurantes louveirenses que participaram do 2º Festival Gastronômico de Louveira.

Depois de 40 dias expondo os pratos ao paladar e à avaliação do público, os estabelecimentos se juntaram com a Prefeitura para celebrar o encerramento do festival, em cerimônia organizada no Buffet Macal, no bairro do Leitão.

Na oportunidade, todos os restaurantes receberam o certificado de participação, além de ter o garçom mais bem avaliado pelos clientes disputando, por sorteio, uma televisão.

O público foi formado por autoridades municipais, como o prefeito Junior Finamore, a primeira-dama Marlene Montelatto, vereadores e secretários municipais, além dos clientes que experimentaram durante os 40 dias, seis das 11 receitas oferecidas pelos restaurantes e garantiram um convite para o evento.

Todos puderam degustar uma pequena porção de cada uma das receitas e avaliar entre “regular, bom e excelente”, mas apenas de forma recreativa. Diferentemente do ano passado, neste ano não houve júri nem escolha dos melhores pratos por categorias. A ideia não era gerar competição, mas sim confraternização entre os proprietários, funcionários e clientes, e, sobretudo, impulsionar o turismo gastronômico da cidade.

“O festival só vem a fortalecer o comércio e a rede de restaurantes da cidade, além do turismo. Louveira já é referência no circuito gastronômico regional, e esperamos cada vez mais atrair pessoas das cidades da região para prestigiar os estabelecimentos e a culinária da cidade”, discursou o prefeito Junior Finamore.

“Os restaurantes expuseram os pratos por 40 dias durante o festival deste ano, que gerou um aumento de vendas de 50% das receitas participantes. Além do retorno financeiro, o evento visou reforçar o nome da cidade na rota gastronômica e atrair ainda mais turistas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho.

No final da cerimônia, um garçom de cada estabelecimento, elegido pelos próprios clientes, subiu ao palco para o sorteio de uma TV. O ganhador foi Elienay Martarello Pereira, do Portal D’Água Viva. “É muito gratificante ser reconhecido pelo seu trabalho, pelos clientes. O segredo é gostar muito do que se faz, trabalhar com satisfação”, disse, após o prêmio.

Confira os pratos e estabelecimentos participantes:

1.      Smoothie de Morango e banana com suco de laranja – Sucos e Frutas Burch

2.      Nhoque de Mancioca recheado – Café no Campo