Desenvolvimento Econômico | 02/08/2023

Com previsão de formar mais de 500 alunos pelo Nucca, Prefeitura já ofertou 27 cursos no 1º semestre

Com objetivo de contribuir para a qualificação de profissionais para o mercado de trabalho e capacitar para o empreendedorismo, o Nucca oferta cursos gratuitos em diversas áreas e atende jovens a partir de 16 anos e adultos; além dos 27 cursos já ofertados e em andamento, há cursos previstos para o 2º smestre

Em Louveira, as ações para fomento à economia têm incluído um cronograma extenso de cursos de capacitação profissional, ofertados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Realizados na sede do Nucca (Núcleo de Capacitação), os cursos são gratuitos, destinados a jovens a partir de 16 anos e adultos e têm como objetivo contribuir para a qualificação de profissionais para o mercado de trabalho e mesmo capacitar e incentivar o empreendedorismo, visando a geração de emprego e renda na cidade. Do total de 45 cursos planejados até o final do ano, 27 já foram ofertados neste primeiro semestre, formando mais de 274 alunos. Até o final do ano serão mais de 500 profissionais formados pelo Nucca.

“Investir em qualificação do cidadão está dentro do escopo de trabalho do poder púbico no sentido de contribuir para que as pessoas possam desenvolver habilidades e conhecimentos, de forma gratuita. Isso repercute na geração de emprego e renda, que é o nosso principal objetivo. Isso fortalece o crescimento pessoal e profissional das pessoas e também o desenvolvimento da cidade. Temos no Nucca toda estrutura, com salas amplas e os equipamentos necessários disponíveis; inauguração no final do ano passado o CozinhAlimento, em pareceria como Governo do Estado, e equipamos com todos os eletrodomésticos para que os alunos possam colocar em prática o conhecimento dos cursos de culinária. O Nucca oferta diversos cursos nesta área”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Os investimentos da Prefeitura em capacitação contam também com importantes parcerias com instituições de ensino renomadas, como Senai, Senar, Sebrae, entre outras. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, “as parcerias são fundamentais para a base do conteúdo, em especial, quando se trata da área administrativa, independente do setor. Por exemplo, mesmo que os alunos façam um curso de estética, o conteúdo programático aborda também a parte administrativa, para que eles aprendam a gerir o próprio negócio. E aí entra o Sebrae, por exemplo”, ressalta o Secretário Pedro.

Os cursos abrangem as mais diversas áreas, desde culinária, com processamento de alimentos; estética, como manicure, barbearia, design de sobrancelhas; informática; cursos administrativos e cursos técnicos, como para operador de maquinários específicos. Um dos destaques no Nucca é o curso para Auxiliar Logístico, devido ao fato de ser uma das áreas que mais exigem profissionais na cidade, pela presença de grandes empresas do setor e pelas características da cidade, por ter uma localização estratégica, com a proximidade da capital, com grandes cidades da região e, claro, com as principais rodovias do país.

Além da qualidade pedagógica dos cursos e as parcerias, a estrutura do Nucca chama a atenção pelas condições físicas para receber os alunos. O prédio de dois andares possui salas grandes, bem ventiladas e iluminadas, equipadas com data show, sanitários e todas as condições para que o aluno possa estar confortável para focar no conteúdo das aulas. Na CozinhAlimento, por exemplo, além do espaço para a aula teórica, a estrutura conta com todos os equipamentos necessários, entre eles fogão, geladeira, forno, microondas e freezer.

O Nucca atende no centro de Louveira, na Rua Antônio Antonioli, nº 27. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o Nucca disponibiliza os seguintes contatos: (19) 3878-7432 / Whatsapp: (19) 99618-9511

Além dos 27 cursos realizados no primeiro semestre e em andamento, o Nucca tem programados para o segundo semestre os seguintes cursos:

- Cursos programados para o 2º semestre

- Administração de armazenagem

- Alimentos minimamente processados

- Assistente de controle de qualidade

- Assistente em Recursos Humanos

- Auxiliar de almoxarifado

- Auxiliar de suprimentos

- Fabricação de pizzas e salgados assados

- Garçom

- Operador de empilhadeira