Desenvolvimento Econômico | 08/08/2023

Com hortifrúti cultivado pela agricultura familiar, Louveira tem mais uma edição da Feira do Produtor nesta terça (8)

A Feira é resultado das ações de valorização dos agricultores da cidade e conta tambpem com praça de alimentação, feira de artesanato, espaço kids e apresentações musicais

Tradicional em Louveira, a Feira do Produtor acontece nesta terça-feira, 8 de julho, em mais uma edição. Como importante ações de fomento à economia, realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a feira tem itens de hortifruti, cultivados pelos agricultores da cidade, e também reúne os artesãos com exposição de seus trabalhos manuais, food trucks com diversas opções de alimentação, entre salgados e doces, produtos caseiros, mas também espaço kids com brinquedos infláveis para as crianças. A Feira do Produtor acontece na Estação Ferroviária, das 16h às 20h30.

“Temos atuado com ações efetivas para fortalecimento da geração de emprego e renda em diversos setores. A feira nasceu com este objetivo, a partir de um planejamento que valoriza os produtores rurais da cidade. Hoje ela se tornou tradicional e tem crescido, com a participação dos artesãos, e atraído cada vez mais visitantes”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A feirante, Bruna Pires, trabalha na feira desde o início, há 2 anos. Para ela, a qualidade dos produtos é o principal diferencial, somado aos cuidados no manejo dos alimentos. “É tudo muito fresco, porque gente colhe e embala no dia. E também tem o cuidado com cada produto, só a gente que manuseia, embala com muito cuidado; não deixamos todos os produtos expostos; todo esse cuidado conserva melhor”, disse. Ela ressalta ainda a oportunidade de renda que a Feira representa para os expositores. “É um movimento muito bom, principalmente depois das 17h; no final da tarde tem música ao vivo, o que acaba atraindo também as pessoas. E é uma cadeia de oportunidades; eu mesmo, não são todos os itens que eu planto, e o que não tenho, eu compro de outros produtores para vender aqui, então todos ganham e isso é muito bom”, afirma Bruna. 

O ambiente da feira também é um atrativo importante para os visitantes, com som ao vivo, food trucks de lanches, cachorro-quente, salgados, doces gourmet, exposição e venda de artesanatos e também um espaço kids, com brinquedos infláveis para as crianças. 

A estudante Lorena de Paula é moradora do Monterrey e passou na feira com a amiga depois de sair da academia. “Passamos para comer espetinho e também comprei milho cozido. Mas é muito legal a feira; não venho com muita frequência, mas adorei; quero vir mais vezes”. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, a Feira do Produtor é parte importante das políticas públicas implantadas pela Prefeitura visando a geração de renda no município, neste caso, especialmente com relação ao apoio à agricultura familiar. “A feira é um espaço onde os produtores têm a oportunidade de comercializar o que plantam. Priorizamos ações que valorizam e incentivam o trabalho rural. E não apenas, porque a feira foi crescendo e agregando outras participações, como os food trucks; hoje temos a presença cada vez mais forte do artesanato também. Então o sucesso da feira é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas constantemente no sentido de fomentar a economia”, ressalta o Secretário Pedro. 

Além da Feira do Produtor, Louveira possui mais quatro feiras ao ar livre, nos seguintes dias e horários: 

Feiras diurnas


- Às quartas-feiras
Das 5h às 13h
Av. José Niero - Centro


- Aos domingos
Das 5h às 13h
Praça da Igreja Padre Pedro Sanches - Bairro Santo Antônio

Feiras noturnas


- Às quartas-feiras
Das 16h às 20h30
Rua Uva Patrícia, 131, no Terra da Uva
*Com atração musical e brinquedos


- Às sextas-feiras
Das 16h às 20h30
Na Praça da Bica, no Santo Antônio