Saúde | 05/03/2024

Com foco na prevenção de casos de dengue, Prefeitura realiza trabalho contínuo durante o ano todo

Como ação estratégica de combate à dengue, a Vigilância em Saúde esteve na última segunda-feira (4) na Vila da Conquista com a Tenda da Saúde; o objetivo é prestar atendimento de denúncias de possíveis criadouros e também para orientações sobre o ciclo do mosquito transmissor, aedes aegypti, e os sintomas da doença

Com foco na prevenção de casos de dengue, as ações de combate à doença fazem parte do trabalho contínuo realizado pela Prefeitura de Louveira que ocorre durante o ano todo. A equipe da Vigilância em Saúde realiza ações em diferente frentes, contando com visitas periódicas em imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros de mosquitos, vistoria em pontos estratégicos e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos.

Como ação estratégica de combate à dengue, a Vigilância em Saúde esteve na última segunda-feira (4) na Vila da Conquista com a Tenda da Saúde. O objetivo é prestar atendimento de denúncias de possíveis criadouros e também para orientações sobre o ciclo do mosquito transmissor, aedes aegypti, e os sintomas da doença.

Na última sexta-feira (1), foi o Dia D de Mobilização Contra as Arboviroses Urbanas do Estado de São Paulo. Em ação, a Prefeitura de Louveira, por meio da Vigilância em Saúde, realizou mutirão com visitas nas casas dos bairros Vila Bossi e São Francisco. O trabalho resultou em 132 casas visitadas, contando também com apoio de Agentes Comunitários e da Secretaria de Gestão Ambiental.

Também em andamento pela cidade está o Mutirão Bairro a Bairro, que realiza roçada, capina, limpeza de bueiro, manutenção de praças e espaços públicos, varrição, troca de lâmpadas e trabalho do caminhão cata-treco, deste modo, complementando o combate à dengue.

A Secretaria de Saúde reforça que é essencial que os moradores realizem os cuidados em suas casas e comércios, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Veja abaixo algumas dicas de prevenção.

Os moradores podem realizar denúncias anonimamente pelos canais da Prefeitura de Louveira: aplicativo Relou, Fale Conosco, Ouvidoria e direto na Vigilância pelo telefone: (19) 3878-2323.

Orientações para a população se prevenir em casa:

- Tampe tonéis e caixas d’água; 
- Mantenha as calhas sempre limpas; 
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo; 
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.