Desenvolvimento Econômico | 12/04/2023

Com foco em geração de oportunidades e renda, Prefeitura dá início a curso de customização de roupas pelo Nucca

Em parceria com o Sebrae, o curso teve início nesta quarta-feira (12) com aulas teóricas de administração; aulas práticas de costura acontecem na segunda etapa, a partir de sexta-feira

Em Louveira, o Núcleo de Capacitação (Nucca) é referência entre a população quando se trata de desenvolvimento profissional e pessoal. Mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Nucca oferta dezenas de cursos gratuitos nas mais variadas áreas. Neste ano de 2023 cerca de 30 cursos estão sendo ofertados; e nesta quarta-feira, 12 de abril, teve início mais um curso da grade – Customização de Vestimentas, com turma completa.

“É muito satisfatório ver que o curso está com sala cheia, principalmente de mulheres que têm o interesse de progredir, de aprender um novo trabalho. Esse é objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem atuado, até mesmo com importantes parcerias, como neste caso, com o Sebrae, mas no sentido de ofertar essas boas oportunidades para que os moradores de Louveira se capacitem e possam estar aptos para o mercado de trabalho e até mesmo criarem seus próprios negócios”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O curso começou nesta quarta-feira com a introdução teórica de conteúdo administrativo. Ao todo, serão 13 dias de curso. Da parte teórica, serão duas aulas, hoje e amanhã, 13 de abril, ministrada pelo Professor-facilitador do Sebrae, Daniel Morelli. Na sequência começam as aulas práticas.

“Esta primeira parte é de gestão. Vamos estudar vendas, marketing, finanças e tudo que envolve a parte administrativa de uma empresa, como fluxo de caixa, gastos, despesas, o tão falado funil de vendas, que é uma metodologia para definir o processo de prospecção de clientes e vendas”, explicou o Professor-facilitador, Daniel Morelli.

Uma das alunas do curso, a dona de casa, Simone Ribeiro da Silva, diz que gosta de aproveitar ao máximo os cursos ofertados pelo Nucca. “Já fiz muitos cursos aqui, sempre na área de culinária, mas sempre para usar em casa; agora este eu creio que vou aproveitar ainda mais, talvez porque tenho máquina de costura, já faço pequenos reparos, então acredito que posso aproveitar até para me profissionalizar”, disse.

A dona de casa, Diolanda Aparecida Ferreira, também aproveita com frequência os cursos de capacitação. “Já fiz vários, panificação, processamento de frutas, e inclusive já fiz um curso aqui de corte e costura. Eu gosto de todo trabalho que é manual. Mas o que eu mais gosto de estar no Nucca é pela interação com as outras pessoas”, disse.

Empreendedorismo

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-Prefeito, Ricardo Barbosa,  o Núcleo de Capacitação tem papel fundamental dentro das ações da pasta, no sentido de que concentra hoje os cursos de capacitação, dando a oportunidade ao cidadão para se qualificar.

“Os cursos do Nucca preparam centenas de pessoas todos os anos, com objetivo de fazer com elas aprendam novas habilidades, mas com foco principal de incentivá-las a criar alternativas de renda”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa.

Um exemplo real, fruto deste investimento da Prefeitura na capacitação das pessoas é o caso de empreendedorismo de Maria José de Oliveira Campos, que também começou nesta quarta o curso de customização de vestimentas.

Ela conta que, depois de tantos cursos feitos por ela no Nucca, conseguiu progredir e hoje administra, com o marido, seu próprio negócio, um hostel localizado no Monterrey. Para chegar neste resultado, ela disse que o Nucca foi fundamental.

“Eu já tinha uma chácara, mas, depois dos cursos do Nucca, aprendi que poderia transformá-la em um espaço de trabalho. Eu fiz curso de empreendedorismo, de vendas online, e também fiz em 2022 o curso de 8 meses sobre turismo rural. Com tudo isso, montei o meu empreendimento graças ao que aprendi aqui no Nucca. Fui aprendendo a deixar o local adequado para receber os visitantes, fui aprendendo a administrar, tudo graças às aulas aqui do Nucca. E ainda não paro, continuo fazendo os cursos para aprender cada vez mais coisas novas”, conta.

Cursos

Durante todo este ano de 2023, o Nucca ofertará cerca de 30 cursos nas mais diversas áreas. Nestes primeiros meses do ano, o Núcleo já promoveu cursos em estética, como design de sobrancelhas, manicure e pedicure, que ainda acontece às segundas e quartas; em informática, como curso de excel; em gastronomia, como processamento caseiro de pães, sobremesas e bolos no pote, uso do mel na culinária, processamento de frutas e ovos de Páscoa e bombons; o próximo será processamento caseiro de leite; entre tantos outros, como o curso de auxiliar de eletricista,  ofertado em parceria com o Senai de Jundiaí.

Contato do Nucca

Para mais informações  sobre os cursos ofertados pelo Nucca, os interessados podem entrar em contato com a administração do Núcleo pelos telefones (19) 3878-7432 | Whatsapp: (19) 99618-9511.

O Nucca está localizado na Rua Antônio Antonioli, 27 – Centro de Louveira, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

nucca 3

nucca 2