Desenvolvimento Econômico | 19/11/2013

Cinco estabelecimentos de Louveira receberam certificado do PAS MESA - Programa de Alimentos Seguros do Sebrae

Foto: Divulgação

Restaurantes Lago Azul, Restaurante Comida di Sitio (Chácara Alvorada), Gilupa, Sucos Burch e Pizzaria Estação são os cinco estabelecimentos de Louveira que receberam o certificado do Sebrae PAS Mesa - Programa Alimentos Seguros. A entrega dos diplomas aconteceu na tarde da terça-feira, 13 de novembro, na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico com a presença da gestora do Projeto Setorial Serviços  do Sebrae Mariana Costa, do secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho e da turismóloga Rafaela Lorençon.

Para a obtenção do certificado, os proprietários ou representantes dos estabelecimentos participaram do Programa de Alimentos Seguros com duração de aproximadamente 4 meses e cerca de 15 horas de treinamento em grupo e outras 27 horas de visita técnica por empresa. O objetivo do PAS Mesa foi capacitar os empreendimentos  para as Boas Práticas que abordam higiene pessoal, higiene do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores, temperaturas adequadas. Com essa qualificação os empresários que produzem ou comercializam alimentos recebem instruções de como oferecer alimentos seguros e evitar perdas devido às dificuldades principalmente de armazenamento; também são orientados a atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação.

De acordo com a gestora Mariana Costa todos os participantes conseguiram chegar a conformidade, o que é muito difícil devido as muitas exigências “Ficamos muito satisfeitos com o resultado de Louveira pois todos os empreendimentos participantes do programa conseguiram chegar a conformidade e isso é muito raro. Todos se empenharam muito e não é fácil chegar ao percentual de conformidade exigido para esta certificação”, destacou. Segundo a gestora, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014  todos os restaurantes do país irão passar por uma categorização e os estabelecimentos que participaram do PAS Mesa vão estar de acordo com as exigências da Anvisa “Essa declaração de conformidade do Sebrae alcançada pelo Programa Alimentos Seguros tem validade de um ano junto a Anvisa portanto os participantes certificados já estão um passo a frente dos demais”, revelou Mariana Costa que lembrou que a participação no PAS Mesa foi um dos requisitos para o estabelecimento participar também do Catálogo Turístico do Sebrae que tem a parceria das Prefeituras dos municípios do Circuito das Frutas, com previsão de lançamento no primeiro semestre do próximo ano.

Para Maria de Lurdes Steck Pasti, proprietária do Restaurante Gilupa, a participação no programa trouxe muitas novidades e ampliou a visão de  alimentação com segurança “Muitas coisas nós já sabíamos mas haviam muitas outras práticas que ainda faltavam ser implantadas no nosso dia a dia   como o saber comprar os produtos e também verificar como as mercadorias dos nossos fornecedores são transportadas para que não haja problemas para o restaurante e nem para nossos clientes. Outra coisa que não fazíamos e que implantamos agora foi a coleta diária de amostras da comida servida. Isso é uma segurança para nós pois se houver qualquer problema com um de nossos clientes nós podemos mandar para análise que comprovará a integridade da alimentação servida. De uma maneira geral, todo o conteúdo foi muito bom e acrescentou muito positivamente para nosso crescimento”, disse Maria de Lurdes, que destacou a importância de todos os estabelecimentos participarem desta qualificação “Seria muito bom para a cidade se todos os estabelecimentos também aproveitassem oportunidades como essa para se aperfeiçoarem”.

Igualmente satisfeita com os conhecimentos adquiridos no PAS Mesa, a proprietária da Pizzaria Estação, Andreia Alves de Souza Saraiva elogiou o conteúdo do programa “Foi muito bom. Pudemos fazer uma avaliação inicial no nosso estabelecimento e assim investirmos em melhorias em diversos setores. Ainda que muitas coisas já estivessem de acordo com as exigências, formas corretas de armazenamento, conservação e preparação dos alimentos e  higiene do ambiente de trabalho nunca são demais e sempre temos o que melhorar e oferecer sempre o melhor para nossos clientes”, afirmou.