Gestão Ambiental | 28/03/2023

Centro de Educação Ambiental Tabarana é inaugurado pela Prefeitura de Louveira nesta terça-feira (28)

O objetivo do espaço é compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente para todos os moradores; o local vai proporcionar cursos gratuitos, palestras e apresentação de filmes relacionados ao cuidado da natureza

A Prefeitura de Louveira inaugurou o Centro de Educação Ambiental Tabarana nesta terça-feira (28). O objetivo do espaço é compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente para todos os moradores. A ação é coordenada pela Secretaria de Gestão Ambiental e faz parte da programação de aniversário de 58 anos de Louveira, que na gestão do prefeito, Estanislau Steck, traz investimentos ecologicamente corretos para a comemoração. Além disso, foi lançado juntamente com a inauguração do espaço, o projeto Taba Ecobag. Participaram do evento: o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck; dos vereadores Helinho, Kaká Rodrigues e Marquinhos Deca; e os secretários de Gestão Ambiental, Rose Celidonio; de Governo, Ubirajara Batista Junior; de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula; de Administração, Marcelo Silva Souza; de Esporte, Lazer e Juventude, Erasmo Tarallo; de Serviços Públicos, Clayton Roberto Finamore; de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes; de Assistência Social, Ana Bichara Melin; de Finanças, Paulo Odair Franzini; do secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Pedro Neto; da superintendente da FUMHAB, Gemima Rojas Yoshioca; e membros das equipes Gestão Ambiental, Fundo Social e parceiros.

“Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso presente e das futuras gerações. Esse novo espaço vai proporcionar conhecimento sobre a natureza para todas as idades. A inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana tem tudo haver com o trabalho da gestão, no qual sempre buscamos realizar investimentos ecologicamente corretos. Essa é mais uma grande conquista para Louveira, um espaço aberto para todos os moradores”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O Centro de Educação Ambiental Tabarana está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista. O local vai proporcionar cursos gratuitos, palestras e apresentação de filmes relacionados ao cuidado com o meio ambiente. A estrutura também contará com um viveiro de mudas de espécies nativas, no qual, em uma ação integrada da Secretaria de Gestão Ambiental, Assistência Social e Saúde, vai realizar medidas educacionais com idosos e adolescentes, além de servir para pessoas cumprirem medidas socioeducativas.

“Falar do Centro de Educação Ambiental Tabarana é falar também de união. Todas as Secretarias se empenharam para que ocorresse a inauguração do espaço que promove o bem-estar dos moradores, da fauna, da flora, da água e do ar de Louveira”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O espaço conta com uma área destinada para compostagem de resíduos alimentares. A Secretaria de Gestão Ambiental estuda realizar parcerias com restaurantes da cidade que se interessem em encaminhar restos de alimentos para serem utilizados na produção de composto orgânico, o qual será utilizado para produção de mudas de espécies nativas que serão usadas nos plantios de árvores em áreas urbanas, reflorestamentos, e para o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). 

O local está aberto para a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Ainda nesta terça-feira (28) no Centro de Educação Ambiental Tabarana, foi lançado o projeto Taba Ecobag. Promovendo solidariedade e sustentabilidade, a população poderá trocar 1 litro de leite por sacolas recicláveis que serão confeccionadas a partir de lonas reutilizáveis, dando assim a destinação ambiental correta. Todo o conteúdo será destinado para pessoas e entidades atendidas pelo Fundo Social.

Programação Louveira 58 anos

A inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana e o lançamento do Taba Ecobag acontecem dentro da programação de aniversário de 58 anos de Louveira. Desde o dia 1 de março já foram realizadas entregas de importantes obras, pavimentação de ruas, inauguração do Parque Luigi Martini, mutirões de saúde, eventos de esporte, ações em especial à Semana da Mulher, a entrega das adequações do Centro Comunitário do Vassoural, Subestação, lançamento do Programa Mãe Louveirense, show com o cantor Daniel e entre outras.

Ainda nesta semana haverá a entrega do Centro de Referência do Autismo. Essa e outras ações acontecem neste mês de março. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.