Desenvolvimento Econômico | 07/12/2021

CELEBRE A VIDA - Programação de Natal terá feira, Vila Solidária, shows e patinação no gelo a partir desta quinta-feira (9)

Atrações gratuitas para toda a família serão disponibilizadas na Área de Lazer, Praça da Bica, Estação, Feira do Monterrey e Fazenda Santo Antônio

Pista de patinação no gelo, brinquedos gigantes, Vila de Natal, Feira Solidária, iluminação, artesanato, praças de alimentação, food trucks, música, dança e a tradicional chegada do Papai Noel. Com o tema "Celebre a Vida - Viva o Natal que Louveira merece", a Prefeitura promove, a partir da próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, um Natal cheio de magia e atrações para moradores e visitantes.

Há atividades agendadas até o dia 13 de janeiro. A maioria delas, no entanto, será realizada até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, em vários pontos espalhados pela cidade, como a Estação Ferroviária, Área de Lazer do Trabalhador, galpões do Complexo Ferroviário, Praça da Bica, Parque do Monterrey, Fazenda Santo Antônio e algumas ruas e avenidas.

A programação vai envolver ações das secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Eventos; Esportes, Lazer e Juventude; Saúde; Educação; Segurança Pública; e o Fundo Social de Solidariedade.

Destaque das atrações, a pista de patinação no gelo ficará no Ginásio da Área de Lazer e terá 9,30x15,80 metros. Ela vai funcionar a partir da próxima segunda-feira (13), em horários diferentes dos demais eventos, para atender uma quantidade maior de moradores. A atração vai funcionar, depois disso, sempre de terça a domingo.

A pista será exclusivamente para uso da população de Louveira. Para patinar será necessário agendar dia e horário específicos usando o Cartão Cidadão. O sistema de agendamento e as regras serão divulgados nos próximos dias.

Chegada do Papai Noel

A programação prevê a chegada do Papai Noel a Louveira no dia 12 (próximo domingo), na Praça da Bica. Ele vai aparecer em um triciclo, escoltado por motociclistas, para receber as crianças. No sábado seguinte, dia 18, ele retorna à cidade, chegando à Estação Ferroviária, em um trem iluminado, às 21h.

Comerciantes

Para dar apoio aos comerciantes da cidade, que atravessaram momentos delicados com a pandemia, a programação de Natal terá uma Feira Solidária na Área de Lazer do Trabalhador, onde serão vendidos diversos tipos de produtos em 40 estandes montados com essa finalidade.

Haverá ainda venda de produtos natalinos e a Vila de Natal, ambos com edições na Estação e na Praça da Bica. Food trucks também estarão espalhados por todos os pontos de maior concentração.

"A pandemia enfraqueceu o pequeno comerciante de todo o Brasil e em Louveira não foi diferente. Visando fortalecer o comércio local, criamos um evento que tem como objetivo atrair visitantes. A iniciativa, além de garantir oportunidades para os nossos comerciantes, colaborando com a geração de emprego e renda, também tem como meta trazer esperança para os moradores de nossa cidade de que tempos melhores estão por vir", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Ribeiro Walter. 

Estrutura

De acordo com ele, a estrutura natalina começa a ser instalada a partir desta terça (7), quando a primeira parte da iluminação será colocada, os primeiros brinquedos gigantes, com temática natalina, vão “aparecer” em quatro pontos da cidade e a pista de patinação começa a ser montada. 

Cultura

Louveira terá ainda o maior festival de cultura com artistas locais da história da cidade. A programação será realizada entre os dias 10 e 28 de dezembro na Estação Ferroviária, Praça da Bica, Parque do Monterrey e  Fazenda Santo Antônio (veja programação no site da Prefeitura).

Máscara

Durante todos os eventos, o uso de máscara é obrigatório. Em locais fechados, será necessária a apresentação de comprovante de vacinação. Haverá ainda esquemas especiais para vacinar as pessoas que ainda não estão com os ciclos de imunização completos. O cronograma com as datas e os locais em que isso vai acontecer ainda está sendo definido.

Trenzinho

Um trenzinho vai percorrer as atrações do bairro e do Centro, integrando a cidade e permitindo que os moradores circulem, sem cobrança de ingresso, durante os dias que antecedem o Natal, para conhecer todas as instalações.

Segurança

Todas as áreas que vão receber um grande fluxo de pessoas vão receber banheiros químicos. A Secretaria de Segurança, junto com a Polícia Militar, vai montar um esquema especial para garantir a segurança da população durante todos os dias da programação.

Confira abaixo as atrações de cada local da cidade. 

 

ÁREA DE LAZER DO TRABALHADOR

- Pista de patinação no gelo (uso mediante agendamento via cartão cidadão). De 13 de dezembro a 11 de janeiro. Horários: Terça a sexta-feira das 16h às 21h. Sábados das 10h às 21h. Domingos das 10h às 18h. Necessária apresentação de cartão de vacinação contra a covid-19.

- Feira Solidária de Natal – Com a participação do comércio local (serão 40 estandes de produtos variados). De 9 a 12 de dezembro e de 16 a 19 de dezembro (de quinta a domingo). Horários: Quinta e sexta das 17 às 22h. Sábados das 10h às 22h. Domingos das 10 às 19h. Obs: Comerciantes interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3848-3255 ou pelo WhatsApp (19) 99933-4665.

- Praça de Alimentação – Estrutura de tendas cobertas com lanches, espetinhos, pastéis, chopes, água e refrigerantes. Programação com apresentação de artistas locais todos os dias. De 9 a 12 de dezembro e de 16 a 19 de dezembro (de quinta a domingo). Horários: Quinta e sexta das 17 às 22h. Sábados das 10h às 22h. Domingos das 10 às 19h.

- Desapega Solidário – Barraca do Fundo Social de Solidariedade de Louveira, que vai receber doações de todos os moradores que quiserem colaborar com a instituição doando alimentos variados e roupas. Para mais informações, entrar em contato com o Fundo Social pelos telefones (19) 3848-1166 ou 3848-4056.

 - Festivais e eventos esportivos. Minivôlei, futebol society, basquete, ginástica artística, futevôlei e jiu-jitsu. De quinta a sábado das 12h às 22h. Aos domingos das 12 às 19h.

- Evento de Jiu-jitsu – Dia 12 de dezembro, das 8h às 12h. Troca de faixa.

- Evento de encerramento das atividades das escolinhas da Secretaria de Esportes. Dia 17 de dezembro.

 

PRAÇA DA BICA

- Chegada do Papai Noel – Dia 12 de dezembro (domingo). Ele vai chegar a Louveira às 10h em um triciclo, escoltado por motociclistas, e vai circular pela cidade. Às 11h, vai receber as crianças.

- Vila de Natal – Estandes de comerciantes de Louveira com decorações natalinas e artesanato. Alimentação (food trucks) nas casinhas do Armazém da Subestação. Atrações musicais. De 11 a 23 de dezembro, sempre de quinta a domingo. Quinta e sexta-feira das 17h às 22h. Sábados das 10h às 22h. Domingos das 10h às 19h.

- Atrações musicais entre os dias a partir do dia 10 de dezembro, até 23 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 17h.

- Estandes com alimentação, artesanato, brinquedos para as crianças dias 10, 11, 12, 17, 18, 19 e 23 de dezembro, sempre a partir das 17h.

- Rua de Lazer – Brinquedos infláveis, algodão-doce e pipoca. Dias 11 e 18 de dezembro (sábados), das 16h às 22h.

- Cabine temática de Natal para fotos aos sábados.

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

- Chegada do Papai Noel – Dia 18 de dezembro (sábado), o Papai Noel volta a Louveira, desta vez de trem. Ele vai chegar à Estação Ferroviária às 21h em um trem iluminado.

- Vila de Natal – Estandes de comerciantes de Louveira com decorações natalinas e artesanato. Alimentação (food trucks) nas casinhas do Armazém da Subestação. Atrações musicais. De 11 a 23 de dezembro, sempre de quinta a domingo. Quinta e sexta-feira das 17h às 22h. Sábados das 10h às 22h. Domingos das 10h às 19h.

- Casinha do Papai Noel – De 11 a 23 de dezembro, sempre de quinta a domingo. Quinta e sexta-feira das 17h às 22h. Sábados das 10h às 22h. Domingos das 10h às 19h.

- Atrações musicais entre os dias a partir do dia 10 de dezembro, até 23 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 17h.

- Espetáculo especial de dança com personagens natalinos e Papai Noel nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19 e 23 de dezembro, sempre às 17h e às 20h

- Feira do Produtor Rural – Dias 7, 14, 21 e 28 de dezembro (terças-feiras) a partir das 16h. Com programação de shows musicais

- Cabine temática de Natal para fotos às sextas-feiras.

 

CEIL BAIRRO E CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

- Papai Noel nas escolas. Dias 7, 8, 9, 10, 13, 14 e 17 de dezembro. Visita do Papai Noel às cerimônias de formatura da Rede Municipal de Ensino, evento do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e no encerramento das escolinhas da Secretaria de Esportes.

 

RUAS E AVENIDAS

- Brinquedos gigantes com temas relacionados ao Natal vão aparecer em diversos pontos da cidade a partir do dia 6 de dezembro (próxima segunda-feira). Eles vão ficar nas ruas até dia 25.

- Iluminação de Natal

- Intervenções natalinas pelas ruas da cidade, com artistas, interagindo com a população.