Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Desenvolvimento Econômico | 01/11/2022

CADASTRO – Prefeitura promove palestra para artesãos na Subestação

Representantes da Subsecretaria do Trabalho Artesanal do Governo do Estado e do Sebrae apresentaram propostas de parceria para o cadastramento dos artesãos da cidade.

A Secretaria de Desenvovimento Econômico da Prefeitura de Louveira promoveu no último dia 27, uma palestra gratuita com o tema Artesanato e Economia Criativa no Turismo para os artesãos do município. O encontro foi realizado em parceria com o Sebrae de Jundiaí e da SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, na Subestação Francisco Monlevade, e contou com a participação de 35 artesãos. 
De acordo com informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa, o principal objetivo desse encontro entre os artesãos, é atrair moradores da cidade que produzam artesanato ou tenham interesse no setor. 
Estiveram presentes o representante da SUTACO, Maurício Santos Pereira e Erika Miguel de Jesus, representante do Sebrae de Jundiaí. A Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades – SUTACO é vinculada ao Governo Estadual. Ela coordena em nível estadual o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), criado pelo Governo Federal, cujas diretrizes estão voltadas para o fortalecimento e apoio aos núcleos de produção e de comercialização artesanal.
Uma das ideias apresentadas no evento foi o cadastro da carteira de artesão, que o permiterá ser reconhecido como profissional da categoria em âmbito estadual (carteira Sutaco) e federal (carteira do Sicab – Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil); acesso à plataforma Vitrine do Artesanato Paulista; acesso às capacitações promovidas pela Sutaco, PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) e parceiros, como o Sebrae; acesso facilitado a crédito pelo Banco do Povo; participação em eventos e feiras de secretarias e instituições parceiras. A adesão ao programa é gratuita.