Desenvolvimento Econômico | 04/04/2023

Artesanato é destaque na Feira do Produtor de Louveira

A feira acontece nesta terça (4) na Estação Ferroviária, das 16h às 20h30, com a exposição do artesanato, a tradicional venda de hortifrúti diretos dos agricultores da cidade, praça de alimentação com opções variadas, som ao vivo e muito espaço para as crianças brincarem

A tradicional Feira do Produtor de Louveira, já conhecida pelos louveirenses pela venda de frutas, verduras e legumes, tem se firmado também como importante ponto de exposição dos trabalhos manuais feitos pelos artesãos da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem atuado neste sentido, de fortalecer o artesão, com objetivo de fomentar novas oportunidades de trabalho e renda.

“Hoje temos mais um dia da nossa Feira do Produtor, que já se tornou um ponto de encontro para o louveirense. A feira é importante para a cidade, para os produtores rurais comercializarem seus produtos; temos a praça de alimentação, e agora cada vez mais a presença dos artesãos da cidade. E isso é fruto do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que enxerga a feira como parte das ações de desenvolvimento, com geração de renda”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa, o número de artesãos expondo seus produtos tem aumentado. “A equipe responsável pelas feiras dentro da Secretaria têm feito um excelente trabalho para atrair esses artesãos. E faz parte das ações o cadastro dessas pessoas que demonstram interesse em participar das ações da Prefeitura. Graças a esse cadastro e a esse trabalho cuidadoso, hoje temos 72 artesãos cadastrados, tanto homens como mulheres. E nossa intenção é que eles estejam bastante ativos, não apenas na Feira do Produtor, que já tem apresentado resultados positivos, mas também nas outras feitas realizadas da cidade e em outros eventos realizados pela Prefeitura”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa.

Oportunidade

A artesã, Analice de Oliveira, expõe seu trabalho na Feira do Produtor desde junho de 2022, expondo seus artigos de cerâmica, vitrofusão e itens do segmento de alimentação artesanal, como frutas desidratadas, chás desidratados e kombucha.

Para ela, a Feira do Produtor é importante para seu trabalho, mas também para o processo de socialização. “Além de ser um espaço para vendas e divulgação dos meus produtos, é um espaço potente para articulação, onde nos conectamos com outras possibilidades que podem surgir da interação do artesão com a própria comunidade. Eu considero a feira como ambiente de convivência salutar que, inclusive, promove saúde mental”, disse Analice de Oliveira.

Feira de Artesanato

Como importante ação do fomento e fortalecimento do artesanato em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a promover mensalmente uma feira especificamente volta à exposição do artesanato. A novidade faz parte do projeto da Secretaria de Cultura, por meio da Cultura na Estação. O evento acontecerá todo 3º sábado de cada mês, na Estação Ferroviária, das 11h às 20h30.

“Estamos nesta parceria com a Secretaria de Cultura para realizarmos juntos este grande evento, com atrações culturais, apresentações musicais, e também o nosso artesanato. A Estação, por si só, já é um local que atrai os visitantes, estão nossa intenção é proporcionar à população mais esta atração, e que possibilita valorizar também os artistas da nossa cidade”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa.

A primeira edição da Cultura na Estação e Feira de Artesanato aconteceu no dia 18 de março, dentro do cronograma de atividades em celebração aos 58 anos de Louveira e foi um sucesso. De acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento, 23 artesãos participaram do evento que reuniu centenas de pessoas na Estação, tanto moradores de Louveira como visitantes.

Feira do Produtor

A Feira do Produtor acontece todas as terças-feiras, das 16h às 20h30, na Estação Ferroviária. Além do artesanato e de itens de hortifrúti, a Feira do Produtor oferece muitas opções de produtos caseiros, como pães, bolos, doces, temperos. E ainda conta com a praça de alimentação, com food trucks e som ao vivo.