Desenvolvimento Econômico | 25/06/2015

A partir de julho, Cartão Cidadão será utilizado como ‘passaporte’ de acesso a serviços públicos

Atendimento!

Documento vai permitir atendimento personalizado e com mais agilidade, além de auxiliar a elaboração de políticas públicas de qualidade

Os moradores de Louveira poderão utilizar, a partir do próximo mês, o Cartão Cidadão para acessar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura nas mais variadas áreas, como educação, saúde, esporte e cultura.  Através do documento, os serviços são mapeados e individualizados, oferecendo dados que permitem que as políticas públicas sejam elaboradas com maior eficiência.

A Prefeitura orienta aos munícipes que já fizeram o cadastro no Cartão Cidadão e ainda não estão com o documento em mãos a retirá-lo até o final de junho, no Posto de Atendimento do Programa - situado à Rua Antonio Chicalhone, nº 338 - Bairro Santo Antônio. A sede do programa fica aberta para atendimento de segunda a sexta, entre às 8h e 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Durante o ato o morador deverá ter em mãos um documento original com foto e um comprovante de residência, que pode ser representado pela Conta de Água ou de Luz, IPTU ou contrato de locação. Para retirar o cartão de crianças é preciso que os responsáveis levem a certidão de nascimento.

Já o cidadão que ainda não forneceu as informações necessárias para o cadastro precisa comparecer ao Posto de Atendimento ou ligar pelo telefone (19) 3848 1039. (Confira abaixo os documentos necessários). De acordo com a Prefeitura, é importante que todos os munícipes sem cartão procurem o posto, uma vez que a partir de julho muitos serviços públicos serão oferecidos mediante apresentação do documento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão de Projetos e Programas, o Cartão Cidadão permitirá o acesso a serviços como atendimento em saúde básica nos Postos de Saúde da cidade, retirada de remédios nas farmácias públicas, realização de exames, retirada de livros na Biblioteca Municipal, confirmação de presença nas escolinhas esportivas, pedidos referentes à área de Água e Esgoto, entre outros.

O benefício vai promover ainda um atendimento personalizado e mais ágil em todos os setores da Administração Pública, minimizando filas e o tempo de espera.  O programa vai gerar também uma gestão mais proativa dos problemas encontrados pela população, possibilitando à Administração Pública intensificar soluções visando melhorias na eficiência do atendimento ao munícipe, bem como se adiantar e planejar melhor suas ações, sempre com foco na melhor utilização do recurso público, agilidade nas soluções dos problemas, planejamento de ações e maior precisão na disponibilização de serviços.

Para atender a população com o documento, a Prefeitura já disponibiliza de 220 leitores de biometria e de cartão distribuídos nos pontos de atendimento municipais, já com o sistema integrado em processo de instalação visando ao funcionamento pleno do Cartão Cidadão. Em fase de testes, o programa opera desde o início do ano em alguns setores, como solicitações de serviços públicos, solicitações de  ligações de água e atendimento nas unidades básicas de saúde.

O documento foi utilizado ainda na retirada de ingressos para os shows da Festa da Uva, o que permitiu compilar dados sobre os munícipes a fim de adequar as próximas festas ao perfil do público.

Mais informações pelos telefones 0800 772 2245 (Ouvidoria) ou (19) 3848 1039 (Cartão Cidadão).

Como se cadastrar:

Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).
Para se inserir no programa, o cidadão precisa comprovar residência mínima em Louveira de três meses.

Documentos necessários:

Em caso da pessoa ser estrangeira, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, além da comprovação de residência de um ano no município.