Saúde | 04/08/2022

ZOONOSES - Sábado (6) tem feirinha de adoção de filhotes na Galeria Cine Progresso das 9h às 11h30

Ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem como objetivo oferecer aos pets abandonados a oportunidade de encontrarem um lar

A Prefeitura de Louveira promove no próximo sábado (6), das 9h às 11h30, uma feirinha de adoção de filhotes na Galeria Cine Progresso, na região central. A ação, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem como objetivo oferecer aos pets abandonados a oportunidade de encontrarem um lar. Sete filhotes de cachorro estarão disponíveis para adoção.

A Secretaria de Saúde ressalta que o processo de adoção de animais deve ser feito de forma responsável. Confira abaixo os 10 mandamentos da posse responsável, criados pela Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil).

01. Antes de trazer um pet para casa considere que seu tempo médio de vida é superior a 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

02. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

03. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, comportamentos, espaço físico.

04. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

05. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

06. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

07. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características comportamentais.

08. Recolha e jogue os dejetos (fezes) em local apropriado.

09. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos, um dos motivos para o abandono. Castre os machos e fêmeas em veterinário devidamente habilitado. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

CLIQUE AQUI para conhecer os pets disponíveis para adoção.