Saúde | 17/11/2016

Zoonoses realiza feira de adoção de animais

3Q5A5750xx_(33) (1).jpg

Neste sábado (19), o Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) da Secretaria de Saúde de Louveira promoverá mais uma edição da feira de adoção de animais. Os interessados podem ir até a rua Armando Steck, 178 (em frente ao Banco Bradesco), das 8h às 12h, e garantir um novo lar para os bichinhos.

Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, portar RG e CPF e preencher um termo de responsabilidade no local. Todos os animais já estão devidamente vacinados e vermifugados pela equipe do SCZ. São cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes.

Centro de Controle de Zoonoses atendeu cerca de 2.600 animais neste ano

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Louveira realiza um trabalho importante no município e é engajado, principalmente em campanhas permanentes de castração realizadas gratuitamente em cães e gatos (macho e fêmeas). O serviço já castrou 593 animais, e promoveu atendimento clínico a outros dois mil animais em 2016.

O atendimento clínico, que também é gratuito, é feito todas as segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Além de todos os serviços prestados à população, o centro ainda realiza a vigilância e o controle da raiva animal através do envio de materiais para análise, além da campanha de vacinação anual.

A Prefeitura de Louveira realiza, durante todo o ano, a campanha permanente de castração gratuita em cães e gatos dos moradores da cidade. Para participar do programa, o dono ou responsável pelo animal deve ser maior de 18 anos e é necessário levá-lo junto para o agendamento, pois serão feitas as avaliações clínico veterinárias, bem como perguntas a respeito da saúde do bicho de estimação. Para isso, é necessário levar o cartão cidadão, CPF, RG, comprovante de residência e carteira de vacinação do animal.

Os interessados devem comparecer para os agendamentos as segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h ás 16h, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rua Aparecido Ribeiro Damasceno, nº 45, Bairro Leitão. Não são feitas avaliações nem agendamentos fora destes dias. Já as cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e sextas. A Secretaria de Saúde ressalta que a castração é importante para o controle da população de cães e gatos, além de proteger a saúde do animal.

Microchip

Outro serviço que merece destaque é a identificação animal por meio de microchip. Trate-se de um micro circuito eletrônico que possui um código único e inalterável, portanto, cada microchip tem um número que é vinculado ao cadastro do animal e seu respectivo responsável. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o microchip não tem função de rastreabilidade por satélite, apenas a identificação animal.

3Q5A5750xx_(33) (1).jpg
3Q5A5750xx_(47).jpg
3Q5A5750xx_(71).jpg