Esporte, Lazer e Juventude | 21/08/2015

‘Yoga pela paz’ promove quatro dias de atividades em Louveira

Yoga pela Paz

Centenas de pessoas aproveitaram a programação para relaxar, aprender e fazer novos amigos

A Semana da ‘yoga pela paz’ reuniu cerca de 300 pessoas em suas atividades, que foram realizadas na Área de Lazer do Trabalhador e no Centro Comunitário de Idosos (CCI). A modalidade do yoga em Louveira é relativamente nova e está ganhando adeptos a cada semana.

Segundo a professora, Alessandra Amaral o evento foi muito positiva. “ Aprofundamos as técnicas vividas durante as aulas ofertadas pela prefeitura através da secretaria de esportes. Procuramos propor uma programação que evidenciasse a aplicabilidade da prática do yoga no dia-a-dia das pessoas”.

A abertura contou coma presença da Cia Teatro das emoções físicas, que trabalha com a técnica do Play Back Theatre, uma técnica amplamente explorada no meio acadêmico e artístico para sensibilizar as emoções e facilitar a compreensão, a tomada de consciência e decisões importantes na vida.

No sábado e domingo pela manhã, as pessoas que não conheciam a prática do yoga puderam ter contato com um panorama amplo do universo do yoga. Quem já conhecia, pode imergir nas técnicas das asanas (posturas do yoga), pranayamas (exercícios ampliação pulmonar e condução de energia pela corpo/mente), yoganidra (relaxamento consciente) e a meditação.

Foram ofertadas oficinas para todas as idades: Zen Fotografia, Dança e comunicação não-violenta; as mandalas voadoras e a roda de tambores pela paz. A programação contou ainda com o encerramento da campanha de apoio à prevenção de acidentes e paz no trânsito promovida pela ong Chá Comigo Chá Conosco em parceria com a Prefeitura de Louveira e a CCR - Auto Ban. Dez mil Tsurus, o origami - Passarinhos de Papel, serão entregues juntamente com um flyer durante os dias 4 e 5 de setembro aos condutores de veículos que circularem na via Anhanguera nos pedágios da praça Valinhos e Cajamar.

Rodrigo Martini participa pela primeira vez do projeto e aprova. “É um meio de relaxar, você esvazia a mente e consegue se concentrar no que está fazendo exclusivamente”.

Maria Edinei acha relaxante esse tipo de atividade. “Eu já participei da roda de tambores em 2013, na primeira edição e adorei, não pode perder este ano”.

Na segunda-feira, encerrando o evento, o Dr. Fernando Bignard - Coordenador do Centro de Envelhecimento da Unifesp, alertou sobre a importância e os benefícios das práticas de yoga e meditação para prevenir doenças crônicas como a diabetes, a hipertensão arterial, e doenças neuro degenerativas como as doenças de Alzheimer e Parkinson.