Cultura & Eventos | 30/08/2023

Vivência de Dança agrada público presente em evento do último sábado (25)

A aula aconteceu na Casa da Cultura e foi ministrada pela Professora Camila Caliani Montechiesi

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou no último sábado (25) um “aulão” de Vivência de Dança na Casa de Cultura. A aula foi ministrada pela Professora Camila Caliani Montechiesi e destinada a adultos a partir dos 30 anos, que são apaixonados por dança, mas que por alguma circunstância, não puderam experimentá-la na infância. Os presentes elogiaram a ação da Prefeitura.

“A dança é uma prática saudável para o corpo e para a mente. A gente sabe que na fase adulta as responsabilidades são maiores, principalmente para quem já é mãe, mas tínhamos muitas mamães lá [na aula], o que confirma o sucesso do evento” comenta a Professora Camila Montechiesi.

A aula de Vivência de Dança surgiu de uma  proposta de que todo corpo é um corpo dançante, independentemente da idade, com a ideia de trabalhar os conceitos básicos da construção da dança individual, assim, quebrando os paradigmas impostos culturalmente de que somente quem começou quando criança pode dançar.

“Nós falamos muito do corpo, da consciência do corpo, tipos de movimentos e que iríamos trabalhar algumas movimentações. Elas aprenderam as posições dos braços, deslocamentos, deslocamento em duplas, saltos. Fizemos a introdução da valsa do balé, trabalhamos muito a questão da colocação do corpo, controle do peso, fizemos deslocamentos e pausas para elas trabalharem o equilíbrio sobre a meia ponta” conta a Professora.

A aula contou até mesmo com uma aluna que está se graduando em Educação Física e outra aluna que está se especializando em Dança, que buscaram a aula como mais um caminho de aprendizado. A Vivência de Dança reuniu experientes e inexperientes no contato com a dança.

“Teve uma aluna que falou que a filha fez anos de balé por uma vontade da mãe e a filha hoje, já adulta, incentivou a mãe a fazer a aula e ela saiu super feliz de ter praticado. Tinha amigas juntas ali que fazem zumba juntas e toparam o desafio de praticar o balé” contou Camila.

A Professora Camila Caliani Montechiesi ministra aulas de Ballet Clássico e é proprietária do Espaço de Dança Giocare. Formada pelo Faculty of Education-Certificate in Ballet Teaching Studies, Camila possui uma escola oficialmente credenciada pela Royal Academy of Dance of London.

“Eu consegui abordar um pouquinho sobre outras modalidades, para elas poderem entender que o balé é o berço de tudo. Então muitas posturas da dança de salão vêm do balé clássico, contei um pouquinho da cultura do jazz, foi algo bem de introdução, para mostrar para elas que sim, elas são capazes, até para mostrar que o adulto tem vontade de dançar, tem a necessidade da dança, e às vezes, não tem coragem de ir atrás, porque se sente velho pra isso” disse Camila.

Além do movimento, a prática da dança também exige esforço do corpo e com o passar dos anos, a prática de atividades físicas se torna essencial nesse período e a dança pode ser uma das opções para manter uma rotina de exercícios.

“Eu toquei bastante no assunto do físico, da saúde, porque muitas me falaram que sentem dores no corpo, de ter problema com a postura. Teve uma mamãe que falou ‘estou preocupada porque preciso fazer exercício, eu tenho hipertensão e eu sou nova para isso’ e eu como profissional também da educação física, senti a necessidade de também abordar esse assunto. Falamos bastante ali do controle do corpo, como sustentar a postura, como melhorar a musculatura do abdômen, do centro do corpo” explicou Montechiesi.

Ainda sobre a importância da prática de atividades físicas na fase adulta e da dança como uma opção, a Professora Camila compartilha: “Eu sou mãe, entendo esse lado delas. Então, foi muito gostoso elas sentirem o corpo, entender que conforme a gente vai envelhecendo, a gente perde massa muscular, a gente perde massa óssea. Então, é importante manter o corpo ativo. Para quem não gosta de fazer academia, poder praticar a dança, que vai trabalhar ali o corpo como um todo, já ajuda em uma prática saudável” e completa sobre a relação da atividade física com a dança que foi apresentada em aula “Elas podem fazer, levar para vida delas, no dia a dia. A retração abdominal, que ajuda a sustentar a coluna, vai evitar lombalgias, e isso tudo a gente consegue praticar na dança. Pode ser de uma maneira muito divertida através da dança. Fizemos exercícios de biometria, que são saltos, que são superimportantes ali pra musculatura das pernas”, disse a Professora Camila Caliani Montechiesi.