Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Saúde | 10/11/2022

VIGILÂNCIA - Com monitoramento em tempo real, Prefeitura de Louveira intensifica testagens contra a Covid-19

Saúde alerta sobre a importância de completar o ciclo vacinal e o novo aumento de casos na região e no Estado

A Pandemia da Covid-19 ainda não acabou e, nos últimos dias, uma nova variante, a BQ,1.1, com alto poder de contágio, já está presente em vários países do mundo, inclusive no Brasil, confirmada no Estado de São Paulo. Os números de novos casos têm crescido e, como forma preventiva, para intensificar o monitoramento em tempo real, a Prefeitura de Louveira, por meio do Comitê Técnico Covid-19 da Secretaria de Saúde, estabeleceu novos protocolos para incentivar a testagem imediata tanto de pacientes sintomáticos como de contactantes assintomáticos. Em Louveira, durante os 31 dias de Outubro, foram registrados 26 casos positivos, menos de 1 caso positivo por dia. Já em Novembro, em apenas 8 dias, 17 casos foram confirmados, mais de 2 casos por dia, na média.

“Estamos atentos a este início de nova aceleração de casos na região e no Estado. Nossos profissionais da Saúde, competentes e atentos, já estão trabalhando em ações de monitoramento para continuarmos a cuidar da Saúde da nossa população. Pedimos a colaboração de todos para que se vacinem e, ao mesmo tempo, ao menor sinal de sintomas, que procurem a Santa Casa e o PA do Santo Antônio para as testagens e recomendações médicas, evitando a circulação do vírus, e assim, cuidando da própria Saúde e também do próximo”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

O Comitê Técnico Covid-19 da Secretaria de Saúde, implantado nesta semana especificamente para gerenciar e monitorar esta nova situação com a variante em circulação no Estado de São Paulo, definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira, 9, novos protocolos e locais para testagens. Neste encontro do Comitê, estiveram presentes, além da secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua, também a Enfermeira da Vigilância em Saúde,Thereza Cristina de Carvalho Messora; o Médico infectologista, Dr. Arthur José de Souza Colussi; e a Diretor da Vigilância, Érica Pin Pereira.

Quanto mais rápido o diagnóstico, menos tempo o vírus pode circular e, assim, objetiva-se amenizar a propagação. Desta forma, pacientes com sintomas gripais, respiratórios, devem procurar ou a Santa Casa ou o Pronto Atendimento do Santo Antônio para testagem. As pessoas que não estão com sintomas, mas que tiveram contato com casos positivos, podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, das 8h00 às 15h00. Em testes que confirmam a Covid, os pacientes são automaticamente orientados a ficar em casa, com emissão de atestado se necessário for, identificação e monitoramento automático dos contactantes, ao mesmo tempo em que recebem orientações médicas adequadas.

A secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua, reforça que a vacinação é o caminho certo para que a Covid possa ter o menor impacto em sequelas, reduzir internações e óbitos, e, também, como forma de reduzir a probabilidade de contágio. “É importante que a população complete o esquema vacinal. Temos vacinas disponíveis para todos, inclusive crianças, a partir dos 3 anos de idade”, complementa a Secretária que, também, reforça a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados. “Se possível, importante o uso de máscaras, principalmente aos idosos e grupos com comorbidades, e a todos em ambiente fechado”, complementa a secretária, lembrando também dos protocolos de higiene como o uso de álcool em gel e higienização permanente das mãos.

Locais de Vacinação

A vacina contra Covid está disponível nas 6 Unidades Básicas de Saúde (locais abaixo) e está direcionada para maiores de 3 anos. Na próxima semana, tanto na segunda, dia 14, como no feriado de terça, dia 15, o PAS - UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – no Santo Antônio, vai estar aberto para a vacinação.
Atualmente, a primeira dose adicional (popularmente conhecida como terceira dose) está indicada para maiores de 12 anos, a segunda dose adicional (conhecida como quarta dose) está indicada para maiores de 18 anos e a terceira dose adicional (conhecida como quinta dose) está indicada para imunossuprimidos.
A orientação é que todos estejam com os esquemas de vacina Covid atualizados para a idade e procurem um serviço de saúde em caso de sintomas gripais.


UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Contato: (19) 3948-5300 / 3948-5318
 
UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck
Horário de funcionamento: 7h às 17h
Contato: (19) 3878-0411
 
UBS VICE-PREFEITO JOÃO ALCEU DIAS – JD 21 DE MARÇO
Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março
Horário de funcionamento: 7h às 17h
Contato: (19) 3878-0728
 
UBS ROSINA STURARO CAVALLI – VISTA ALEGRE
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre
Horário de funcionamento: 7h às 17h
Contato: (19) 3848-4172
 
UBS GILBERTO AJJAR - MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Contato: (19) 3878-5236
 
UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.
Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Horário de funcionamento: 07h às 17h
Contato: (19) 3848-1062 / 3848-1158