Governo | 29/11/2012
Valmir Magalhães esteve com o presidente do TRE para continuidade da implantação do cadastramento biométrico em Louveira

O prefeito Valmir Magalhães esteve em reunião com o presidente do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Alceu Penteado Navarro, na quarta-feira, dia 7, em São Paulo. O encontro foi para avançar mais uma etapa do convênio entre a Prefeitura de Louveira e o TRE para a instalação da Central de Atendimento Biométrico no município. O projeto de Lei do Executivo para a formalização desta parceria, contendo todas as cláusulas e exigências do Tribunal, já está praticamente pronto aguardando apenas os ajustes apontados nesta última reunião. O próximo passo será a aprovação no Legislativo para a celebração do convênio com a União.
O Prefeito Valmir Magalhães esteve acompanhado do Secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Gleison Lopes Aredes e da Secretária de Administração, Dra. Luciana Rizzi. Também se fez presente o Prefeito eleito Nicolau Finamore Jr., que se mostrou disposto a dar andamento e o devido cumprimento ao compromisso firmado, já que o convênio será iniciado na atual administração e será concluído em seu governo.
Com a implantação do sistema de cadastramento digital, Louveira será a 6ª cidade do Estado a ter este tipo de tecnologia.
O local
As adaptações já estão em andamento e tem previsão de término no início do próximo ano. O local já foi vistoriado e aprovado por uma equipe de representantes técnicos do TRE que esteve recentemente no município. “A Central de Atendimento Biométrico será instalada no prédio onde hoje está em funcionamento a Unidade Avançada que, com a instalação do Foro Distrital, ficará disponível e futuramente poderá abrigar um Posto Avançado de Justiça Eleitoral, que possibilitará entre outros benefícios, a realização da apuração das eleições em Louveira”, esclarece o secretário de Negócios Jurídicos Gleison Lopes Aredes.
Cadastramento Digital
O cadastramento digital ou cadastramento biométrico é um método automático de reconhecimento individual baseado na digital de cada cidadão. Nas eleições, a urna eletrônica terá um sistema para identificação por meio da impressão digital, habilitando-a para o voto após o reconhecimento do eleitor. Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores devem se recadastrar biometricamente, ou seja, deverão comparecer aos seus cartórios eleitorais para registro das impressões dos dedos da mão e para uma fotografia digitalizada.
A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.
O Prefeito Valmir Magalhães comemorou mais uma conquista em seu mandato “O município de Louveira se sente honrado em ser o sexto município do Estado a receber o cadastramento biométrico, que possibilitará a identificação segura do eleitor”.
É importante destacar que Louveira também receberá futuramente um posto avançado do cartório eleitoral, que contará com uma linha dedicada (linha direta de transmissão de informações com o Tribunal), proporcionando a apuração das eleições na própria cidade e a divulgação imediata dos resultados.