Saúde | 28/04/2014

Vacinação contra gripe atinge quase 30% do público alvo na 1ª semana de campanha

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Louveira realiza até o dia 9 de maio, nas quatro unidades básicas de saúde da cidade, a Campanha de Vacinação contra o vírus causador da gripe. A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 6.723 louveirenses durante o período, o que corresponde a 80% do público-alvo.

Até o fim da tarde de sábado (26 de abril), quando a Saúde Municipal organizou um Mutirão de Vacinação, foram aplicadas 1.865 doses, totalizando 27% de cobertura. A população alvo é composta por crianças de 6 meses a 5 anos, idosos (acima de 60 anos), gestantes, profissionais da saúde, mulheres até o 45º dia após o parto e portadores de doenças crônicas.

Para receber a vacina, todos os moradores que integram este grupo devem se encaminhar a uma das unidades básicas de saúde da cidade (Centro, Santo Antônio, Burck e Monterrey), entre às 8h e 17h - com exceção do posto do Monterrey, que fecha as 16h. Portadores de doenças crônicas - como doenças cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade de grau 3 – e transplantados precisam apresentar receita com indicação médica ou constando os medicamentos utilizados.

Conforme explica a secretária Municipal de Sáude, Pâmela Mango, a vacinação é fundamental para se evitar a doença e principalmente as suas complicações, que podem levar o paciente a óbito. “A gripe pode evoluir para formas mais graves, como pneumonia, infecção de ouvido e inflamação nos brônquios, sobretudo em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante, pois a dose protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma segura e eficaz”, explica a secretária.

O slogan este ano é ‘Vacinação contra a Gripe: Você Não Pode Faltar’.   A campanha é nacional e têm como novidades deste ano a ampliação da idade para a vacinação das crianças, que até o ano passado era de 6 meses a menores de 2 anos, e agora foi estendida até os menores de 5 anos, além da inclusão da vacinação para pessoas que trabalham no sistema prisional.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe ataca todos os anos cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – algo em torno de 10% a 20% da população mundial -, podendo gerar anualmente até 500 mil mortes.  Se não for tratada corretamente, pode ocasionar complicações como pneumonia, infecção no ouvido e inflamação nos brônquios.

Postos de Saúde

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS) – das 8h às 17h