Saúde | 18/06/2014
Vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 30
Educadores, policiais, bombeiros, guardas e funcionários dos correios também devem receber a dose
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho. Mesmo já tendo atingido a meta, a Secretaria de Saúde de Louveira optou por estender novamente o prazo para incluir novos grupos na população-alvo.
Agora, além dos idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, os professores e funcionários das escolas também devem receber a dose. Foram incluídos ainda os agentes da área de segurança pública - como policiais Militares e Civis, bombeiros e guardas municipais -, assim como todos os funcionários dos Correios.
Todos os integrantes do ‘novo’ público-alvo, no entanto, devem apresentar documento de identificação específica ou crachá. Já os portadores de doenças crônicas precisam apresentar receita com indicação médica ou que constando os medicamentos utilizados.
A dose está sendo aplicada nas quatro unidades de Saúde da cidade. O horário de atendimento dos postos do Burck e Santo Antônio é das 8h às 17h, já a UBS do Monterrey encerra o expediente às 16h e a unidade do Centro, por sua vez, fica aberta até às 21h.
A Saúde local orienta a população a se imunizar o mais rápido possível, antes da chegada do inverno, pois a proteção inicia-se 15 dias após a aplicação da vacina.
A vacinação contra a gripe é fundamental para se evitar a doença e principalmente as suas complicações, como a pneumonia, infecção de ouvido e inflamação nos brônquios.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe ataca todos os anos cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – algo em torno de 10% a 20% da população mundial -, podendo gerar anualmente até 500 mil mortes. Se não for tratada corretamente, pode ocasionar complicações como pneumonia, infecção no ouvido e inflamação nos brônquios.
Postos de Saúde
1- Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS) – das 8h às 17h
Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio
2- Posto de Saúde – Centro – das 8h às 21h
Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova
3 - Posto de Saúde – Burck- das 8h às 17h
Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck
4- Posto de Saúde – Gilberto Ajjar – Monterrey – das 8h às 16h
Avenida Gualicho, 1185 – Monterrey