Desenvolvimento Urbano | 01/12/2023

Usina de Suco de Uva tem obras avançadas no Barreiro

A Prefeitura segue com obras interna na edificação e pavimentação externa; Usina de Suco de Uva será um importante aliado para os produtores rurais no armazenamento da fruta e produção de suco, além de ser um novo local turístico, que contará com deque para receber turistas e loja para venda dos produtos

Com um dos maiores pacotes de ações e obras da história de Louveira, a Prefeitura concretiza uma demanda dos produtores de uva da cidade – a construção da Usina de Suco é resultado de investimentos públicos que aliam desenvolvimento urbano e desenvolvimento econômico, valorizando não apenas a agricultura, em especial à fruticultura, mas também ao Turismo, já que será um novo espaço para visitação turística na cidade. As obras seguem avançadas, com previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2024.

Anunciada pela Prefeitura como um inovador projeto de beneficiamento da uva em Louveira, a Usina de Suco de Suco tem projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e está sendo construída no terreno do CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural), no Barreiro, com fácil acesso também à rota do cicloturismo, por onde passam centenas de ciclistas de toda a região pelas estradas rurais, vinícolas e restaurantes.

Grande parte do prédio já está edificado. São cerca de 400m² de construção em dois andares. O projeto é dividido em área administrativa e área fabril. A área fabril é onde será feito todo o processamento da fruta para a retirada do suco. Para isso, estão sendo construídas duas docas: uma para recebimento da a uva in natura, que permanecerá armazenada em câmara fria em condição ideal, e outra para a saída do suco já produzido.

Para a área administrativa, estão sendo construídos as salas de escritório, os vestiários para os funcionários, uma local para comercialização dos sucos, sanitários para os funcionários e também para os visitantes. Para estruturar o local para a visitação de turistas, o prédio terá ainda um ambiente com mezanino e deque.

A Usina de Suco de Uva foi oficialmente anunciada pelo Prefeito Estanislau Steck no mês de março de 2023, dentro de um pacote de ações voltadas para o setor agrícola, e como parte das celebrações do aniversário de 58 anos da cidade. Desde então o Prefeito acompanha a execução da obra com visitas técnicas realizadas periodicamente, junto com a equipe de engenharia de Secretaria de Desenvolvimento Urbano.