Saúde | 15/01/2013

Unidades de Saúde de Louveira conscientizam população sobre a Hanseníase

Unidades de Saúde de Louveira conscientizam população sobre a Hanseníase

A Prefeitura Municipal de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamentos internos de prevenção e combate à Hanseníase para os médicos e enfermeiros da rede básica de saúde, nos dias 14 e 15 deste mês de janeiro. A atividade faz parte do mutirão de luta contra a doença, que inclui um amplo trabalho de conscientização através de cartazes e atendimentos nas unidades. 

No próximo dia 27 é comemorado o “Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase”, movimento de sensibilização que mobiliza todo o setor de saúde do país.

A Hanseníase é uma doença que afeta principalmente a pele da face, orelhas, costas, braços, nádegas, pernas e também os nervos, e pode atingir homens, mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais.  É transmitida de pessoa para pessoa pela respiração por contato próximo e prolongado, como por exemplo, pessoas que moram na mesma casa. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés e olhos.

Os principais sinais da doença são manchas esbranquiçadas que não coçam, não pegam pó, com perda de pelos, dormência ou perda de sensibilidade. Outra característica é o aparecimento de caroços avermelhados ou castanhos, além de fisgadas nos nervos dos braços, pernas e pés.

“A pessoa que perceber algum desses sinais deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, pois se o diagnóstico for de hanseníase, a doença tem cura e assim que for iniciado o tratamento o paciente deixa de transmiti-la. O diagnóstico e tratamento são gratuitos e estão disponíveis pelo SUS”, orienta a secretária municipal de Saúde, Pâmela Mango.

 

Serviço:

Postos de Saúde

 

1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos

Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio

 

2-    Posto de Saúde – Centro

Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova

 

3-    Posto de Saúde – Gilberto Ajjar – Monterrey

Avenida Gualicho, 1185 – Monterrey

 

4-    Posto de Saúde – Burck

Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck

 

5-    PA – Pronto Atendimento

Rua Luiz Martins Cruz, n° 63 – Bairro Santo Antônio

 

6-    Secretaria de Saúde

Rua Antônio Schiamanna, 208 – Vila Nova