Educação | 20/11/2014

Ônibus traz teatro para alunos da cidade

Buzum

Cerca de 500 alunos da Escola Municipal Melissa Sicalhoni, no Bairro Santo Antônio, prestigiaram nos dias 13 e 14 de novembro (quinta e sexta-feiras) uma esquete teatral que aborda a importância de economizar água, apresentada pelos integrantes do Buzum – um ônibus adaptado como teatro itinerante que já percorreu diversas cidades de todo o País.

Em Louveira, o projeto foi viabilizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a CCR AutoBan, concecionária que administra.

Durante a peça, dois cientistas malucos explicam para os alunos, de forma lúdica, a importância da água, que está presente  na vida do ser humano desde a gestação – quando os humanos estão imersos em líquido uterino – até nos alimentos, órgaõs do corpo e a natureza.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água também está no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo.

E, com um Mapa Mundi em cena, as crianças têm a oportunidade de visualizar exatamente as áreas banhadas por mares e rios, no intuito de aprender que a água doce existe em menor quantidade, chamando a atenção para a necessidade de uso consciente do líquido.

Por meio de pequenas experiências, os cientistas também ensinam às crianças os diferentes estados físicos da água (gasoso, líquido e sólido), assim como os ciclos das chuvas.