Saúde | 23/11/2018

Última semana da Campanha Novembro Azul conta com palestras e teatro temático

Durante o mês de novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu uma programação especial para a Campanha Novembro Azul. Com o objetivo de informar e conscientizar a população em relação ao câncer de próstata e o diagnóstico precoce, as Unidades de Saúde de Louveira realizaram ações diversificadas.

Foram diversas palestras informativas e rodas de conversas, além de atividades diferenciadas como um dia especial para os cuidados da beleza do homem e atividades artísticas como literatura de cordel e teatro.

Confira as próximas ações das unidades

UBS Miguel Francisco Milan (Burck)
• Dias 23 e 30, às 8h: palestra sobre a saúde do homem

UBS Rosina Sturaro Cavalli (Vista Alegre)
• Dia 26, às 14h: palestra sobre a saúde do homem e formas de prevenção

Posto de saúde Antonio Carlos dos Santos (PAS)
• Dia 26, às 13h: teatro sobre a saúde do homem
• Dia 27, às 9h: palestra sobre a importância da vacinação

Check-up preventivo

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde de São Paulo, oferece o programa "Filho que AMA, leva o pai ao AME" para incentivar homens a partir de 50 anos a realizar check-up preventivo. Os agendamentos não necessitam de pedido médico e podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h pelo telefone 0800-7790000.

Câncer de próstata é o mais comum entre os homens

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no exame de toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população que desenvolve neoplasia maligna, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame preventivo é de extrema importância, pois, na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.