Segurança | 05/01/2015

Tudo pronto para enfrentar as chuvas de Verão em Louveira

Defesa Civil prepara ações preventivas. O atendimento à população é realizado 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados

O período das tempestades, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores recorrentes no verão, entre os meses de dezembro a março está se aproximando e com ele, vem o temor das consequências. A Defesa Civil de Louveira já está preparada para a temporada com o Plano Verão – em atendimento à lei municipal 12.608 de 10 abril de 2012.

Foram elaborados os Planos de Contingência e de Chamada. O Plano Verão se estende até  a segunda quinzena março de 2015. Podendo prorrogar-se, de acordo com a demanda. Louveira ainda já está cadastrada como cidade resiliente, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Raios: ameaça

A formação dos raios, nesta época do ano, aumenta o número de mortes. A Defesa Civil orienta a população sobre algumas das medidas que devem ser tomadas para se proteger, como:  abrigar-se em edificações como: prédio, casa e similares, evitando áreas que apresentam partes abertas; não ficar próximo a carros, tratores, motos ou bicicletas; não ficar perto de aparelhos elétricos, tais como telefone com fio ou celular conectado ao carregador; evitar o contato com água e metal, que são condutores de eletricidade. O cobre e o alumínio presentes nos postes atraem raios, então fique longe deles. Mesmo quando já encontrou um abrigo, é importante evitar a proximidade com esses elementos; ficar debaixo ou próximo de árvores é perigoso. O destino do raio é sempre a superfície (terra, concreto ou mar) e pode atingir quem estiver por perto. Para evitar qualquer tipo de dano, principalmente físico; a melhor medida é a prevenção.

Defesa Civil

A sede da Defesa Civil fica aberta para atendimento ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e está localizada na Rua Silvio Benvegnu, esquina com a Rua Gabriel Scoco, nº 53, no Bairro Santo Antônio.  Fora deste período, os trabalhos não param, e podem ser solicitados pelos cidadãos a qualquer dia e hora pelos telefones de emergência: 3878 7434; 38780458 ou diretamente com o Coordenador Garcia, pelo celular 19-97437308.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Louveira  foi criado sob o Decreto Municipal nº. 2622/03.