Água e Esgoto | 13/06/2017
Troca de tubulação na região central melhora abastecimento de água, aumenta segurança de pedestres e muda visual da cidade
Com o avanço da troca de tubulação da região central da cidade, é possível perceber, ao passar pelas ruas e avenidas, que o local vem ganhando uma nova cara, mais organizada e bonita. Isso porque a Secretaria de Água e Esgoto está trabalhando na troca de tubulação da rede. Antes feita de amianto (mineral cancerígeno), a substituição consiste em colocar agora, uma tubulação em PEAD (Polietileno de alta densidade).
O PEAD é um material mais resistente e que aumenta a eficiência e desempenho da rede, sendo de fácil manuseio e elevada vida útil. A substituição vai melhorar a qualidade da água e reduzir, consideravelmente, o risco de rompimento da rede. A obra integra as ações da administração destinadas à redução de perdas no sistema de distribuição e melhoria das condições de abastecimento.
Como esta obra danifica a calçada dos moradores, a Prefeitura se responsabilizou e está refazendo todo o calçamento danificado pela obra, não causando prejuízo à população. A calçada, inclusive, considera as normas de acessibilidade com faixa de piso tátil, em concreto vassourado e já somam 2.600 m² de passeio.
De acordo com a Secretaria de Água e Esgoto, 40% da obra já foi concluída, passando pelas ruas Ângelo Steck (entre Rua Doraci de Lourdes e Rua Ercília M. Cruz); Frederico Zanela (entre Rua Doraci de Lourdes e Rua Antônio Della Torre); Antônio Schiamanni (entre Rua Doraci de Lourdes e Rua Antônio Della Torre); Doraci de Lourdes (entre Rua Ângelo Steck e a praça da Igreja Matriz de São Sebastião); Pres. Castelo Branco (entre Rua Ângelo Steck e a praça da Igreja Matriz de São Sebastião); Valentim Cruz (Rua Ângelo Steck e Rua Antônio Schiamanni); Ercília M. Cruz (Rua Ângelo Steck e Rua Antônio Schiamanni);
Atualmente os trabalhos se concentram na Rua Antônio Della Torre (Rua Ângelo Steck e Rua Antônio Schiamanni) e a previsão de término é para outubro deste ano.