Gestão Ambiental | 02/04/2019

Trituração de poda é realizada pela Associação dos Produtores Rurais (APR)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, firmou um convênio com a Associação dos Produtores Rurais (APR) para ampliar e agilizar os serviços e benefícios ao setor agrícola.

Dentre esses serviços está a trituração de podas, que garantem a destinação ambientalmente adequada dos resíduos vegetais, reduzindo o volume e os custos do aterro sanitário.

O serviço de corte é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o resíduo de poda é encaminhado para a APR, onde os galhos são triturados e entregues para os agricultores do município.

O material é distribuído gratuitamente e usado como adubo e forração de solo.

A cobertura do solo com forragem é uma técnica antiga que traz muitas vantagens como a manutenção da umidade, a redução da temperatura, o enriquecimento microbiológico e a elevação da matéria orgânica. Além disso, dificulta o escorrimento superficial evitando erosões e assoreamento de mananciais. Os agricultores, em especial os produtores de uva, reconhecem a importância dessa técnica.

Desta forma, a Administração demonstra que está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos ao reduzir a quantidade de material que seria destinada ao aterro e beneficia a produção agrícola de forma natural e sustentável.