Cultura & Eventos | 15/12/2022

Trem iluminado de Natal passará por Louveira no próximo sábado (17) às 19h

O trem saiu de Santa Fé do Sul no dia 5 de dezembro e percorrerá mais de 40 cidades paulistas.

O trem iluminado Natal nos Trilhos – Expresso Paulista volta a circular este ano e passa pela Estação Ferroviária de Louveira no sábado (17) por volta das 19h. Ele sai de Campinas às 18h, passa por Valinhos, Vinhedo e Louveira por volta das 19h. O final do seu percurso será em Jundiaí, às 20h. O trem saiu de Santa Fé do Sul no dia 5 deste mês vai percorrer mais de 40 cidades paulistas.

“Convido a família louveirense para prestigiar mais esse evento e aproveitar para se encantar com a decoração de Natal da Estação Ferroviária de Louveira, além claro da ampla programação de Natal que preparamos neste ano”, convidou o prefeito Estanislau Steck.
 
O trem da empresa Rumo Logística ganhou iluminação de LED e chamou a atenção por onde passou. Ele saiu de Campinas e cruzou Valinhos e Vinhedo antes de parar na Estação de Louveira. Em seguida, foi para Jundiaí, onde a viagem foi encerrada. 

O passeio teve início em 2018 e se repetiu em 2019. No ano de 2020 precisou ser interrompido devido à pandemia e foi retomado em 2021, com o trajeto ampliado, partindo de Santa Fé do Sul, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e percorrendo também a linha entre Araraquara e Guatapará. Não há venda de ingressos para o passeio, que é apenas contemplativo.

O Natal nos Trilhos – Expresso Paulista é realizado por uma composição especial, com locomotivas e carros de passageiros iluminados com temas natalinos, que trafegam por parte da malha ferroviária paulista à noite, iluminando a linha férrea e passando por diversos municípios. O trem carrega o Papai Noel, que viaja cumprimentando o público por todos os lugares pelos quais o trem iluminado trafega.

Os cuidados para evitar contaminação e coronavírus devem ser respeitados pelos moradores que forem conferir a passagem do expresso. É preciso usar máscara, manter o distanciamento físico e ficar longe dos trilhos. O projeto é realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela empresa férrea Rumo Logística, com apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Atenção para interdição da Rua 21 de Março (defronte a Estação)

Nos dias 15, 16, 17 e 18, a rua 21 de Março (defronte a Estação Ferroviária) estará fechada para o trânsito compreendendo da rua Tiradentes até a ponte do sobre o Rio Capivari.

Rota alternativa: para quem vem do bairro Ponte Preta e deseja acessar a rodovia Anhanguera deve passar sobre a ponte do rio Capivari, seguir pela rua Luiz Gonzaga até a rodovia Romildo Prado; para quem deseja ir para a rua José Niero deve passar sobre a ponte, seguir a rua Luiz Gonzaça, convergir a primeira a direita, acessar rua Bento Martins Cruz, até altura da ponte sobre o rio Capivari, acessar a direita e a seguir pela rua Tiradentes e após rua José Niero.