Educação | 20/03/2024

Totalmente revitalizada, EMEB José Pereira Dutra é entregue à população e torna-se a 4ª escola a atender em período integral

Com a reforma, a escola ampliou sua capacidade de atendimento de 40 para 120 alunos; a reforma reestruturou completamente o aspecto físico: nova entrada, fachada moderna, pátio coberto na área externa, novas salas de aulas de aula e área administrativas e novos sanitários

A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira, 20 de março, mais uma escola completamente revitalizada como parte da programação de ações em comemoração ao aniversário de Louveira, que completa 59 anos na quinta-feira (21): a EMEB José Pereira Dutra. Os investimentos resultaram na ampliação da capacidade de atendimento, de 40 para 120 crianças, mas a principal conquista - a escola torna-se a 4ª unidade de Louveira a atender em período integral o ensino fundamental – de 1º ao 5º ano.

“É uma alegria entregar esta escola nesta semana de comemorações pelo aniversário. É uma escola que atende não apenas as famílias do Estiva mas também do Vassoural. Esta foi a obra mais complexa porque a escola foi praticamente reconstruída, e além de toda a reforma, ampliação e mudanças na estrutura, o projeto priorizou uma nova entrada para dar mais segurança na entrada e saída das crianças e também uma fachada que ficou muito bonita e moderna”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

A inauguração aconteceu com um ato solene, com a presença do Prefeito, Estanislau Steck, acompanhado pela Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, responsável pela obra, a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Magali Steck e do Vice-Prefeito, Ricardo Barbosa.

Também estiveram presentes os vereadores Helinho, Laércio Neris, Marquinhos Deca, Kaká Rodrigues, Fabio Borriero, Nilson Cruz; Leandro Lourençon e Marquinho do Leite; e também os secretários municipais de Saúde, Marcia Bevilacqua; de Gestão Ambiental, Rose Celidônio; de Assistência Social, Ana Bichara; de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Mendonça Netto; de Cultura, Darlan Pereira; de Serviços Públicos, Clayton Finamore; de Segurança, Cel. Eduardo Yasui; de Água e Esgoto, Mateus Arantes, de Gestão de Projetos e Programas, Erasmo Tarallo; de Negócios Jurídicos, Daniel Anholon; e de Administração,  Kleber Arruda.

Esta é a 3ª escola inaugurada após reforma nesta semana, dentro do cronograma de comemoração ao 59º aniversário de Louveira. Na segunda-feira, 18 de março, foi inaugurada a EMEB Mundo Maravilhoso, no Bairro Santo Antônio, e na terça-feira, 19 de março, foi entregue oficialmente a EMEB Chapeuzinho Vermelho, investimentos importantes em Educação e com completa revitalização.

Reforma

A EMEB José Pereira Dutra ganhou novas salas de aulas – antes eram 2 e agora são 5, novas salas administrativas, mais sanitários, inclusive adaptados para pessoas com deficiência e um pátio coberto na área externa. Uma das novidades é a mudança da entrada dos alunos, que passou para a R. Benedito Pereira Dutra e não mais pela Francisco Pereira Dutra. Desta forma, as crianças não se arriscam mais na esquina, portanto, têm mais segurança na entrada e saída.

Para ampliar a área útil da escola, a Prefeitura aproveitou melhor todo o terreno. Também foram feitas a revisão e troca de todo o sistema elétrico, reforço na estrutura do forro, pontos de água e energia para instalação de climatizadores, entre outros detalhes. E, além da reforma estrutural, as mudanças são visíveis por meio de um projeto arquitetônico moderno.

A EMEB José Pereira Dutra esteve fechada durante todo o ano de 2023 devido a esta obra de reestruturação completa. A obra começou em fevereiro de 2023 e, durante este período, os alunos permanecem alocados na EMEB José Odair Montelatto, no bairro Santo Antônio.