Saúde | 02/12/2014

Testagem rápida de Aids em Louveira, vai até sábado

aIDS

Até o próximo sábado (06), é possível fazer testagem rápida de Aids em Louveira. A 7ª Campanha Fique Sabendo – Testagem de HIV no Estado de São Paulo, está sendo promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira de Dezembro (Sábado), para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (comemorado em 1º de dezembro).

Com o tema “Fique Sabendo – Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença”, a campanha tem como objetivo estimular a população a realizar os exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem necessidade de encaminhamento médico, principalmente para as pessoas mais expostas, àquelas com vida sexual ativa e que nunca realizaram os testes, reduzindo o preconceito associado a sua realização.

O teste

“Há uma parcela significativa da população que vive com HIV e não sabe porque nunca realizou o teste. Diagnóstico e tratamento precoces são os melhores caminhos de se evitar as formas graves da doença. Sendo assim, a testagem é um ato importante no âmbito individual e coletivo”, declarou a secretária da Saúde, Pâmela Mango.

Segundo informações da enfermeira da secretaria da Saúde, Thereza Messora, o teste rápido demora cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é realizada coleta de material para a realização do exame. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde.

Os números

De acordo com dados do Ministério, existem 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.

Além da testagem rápida, até o final dessa semana, também será feita a distribuição de materiais educativos, preservativos, aconselhamento e coleta de sorologia. Compareça à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com um documento de identificação e participe!

Onde fazer o exame

- US DRA. LUCILENE MOSCA MELIN (CSIII) -das7h às 15h – aberto no sábado