Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 12/07/2023

Tecnologia, planejamento e investimentos são destaques na área de saneamento básico em Louveira no 1º semestre de 2023

Entre as ações, estão a conclusão de obras de novas tubulações para o bairro Monterrey e Vila Caldana, a inauguração do Parque Luigi Martini, utilização de robô motorizado nos serviços e avanços para otimizar o atendimento aos moradores

Com tecnologia, planejamento e novos investimentos, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, conclui os seis primeiros meses letivos do ano com grandes avanços em saneamento básico. Entre os destaques, está a conclusão de obras de novas tubulações para o bairro Monterrey e Vila Caldana, a inauguração do Parque Luigi Martini, utilização de robô motorizado nos serviços e avanços para otimizar o atendimento aos moradores.

“Esse primeiro semestre gerou bons resultados e investimentos em saneamento básico para Louveira. Atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede de água e o restante pelo serviço de caminhão-pipa. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também atende 100% dos moradores, sendo 87% da população pela rede pública de esgotamento sanitário e o restante por meio do programa de Saneamento Rural. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses índices, além de outros avanços para toda a cidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Em questões das obras realizadas por meio da Secretaria de Água e Esgoto, a Prefeitura concluiu a instalação de novas redes de água e esgoto na cidade. Entre os destaques, no bairro Monterrey, com as obras concluídas, foi aberto a solicitação de ligação na rede de água para todos os moradores, totalizando mais de 4.500 pessoas. Ao todo, foram implantados 21 quilômetros de rede de distribuição.

As obras de instalação de tubulações no bairro Vila Caldana permitiram que todos os moradores dessa região solicitassem a ligação nas redes de saneamento básico, atendendo cerca de 40 moradias. 

Inaugurado dentro das celebrações de aniversário de 58 anos de Louveira, o Parque Luigi Martini, localizado na Represa do Córrego Fetá, está aberto todos os dias das 6h às 20h para a população. O local conta com pista de caminhada em torno da represa, com cerca de 1.800 metros, bebedouros, banheiros, iluminação, bancos e lixeiras. Animais de estimação são bem-vindos, e pensando nisso, a Prefeitura de Louveira, instalou porta-sacolas por todo o parque para coleta de fezes de animais, mantendo o local sempre limpo. 

Com investimento tecnológico, a Prefeitura de Louveira conta com um robô motorizado para serviços nas redes de água e esgoto. O robô é similar a um carro,  possui uma câmera de monitoramento e um sensor a laser que permite localizar imperfeições na tubulação, como trincas, vazamentos e obstruções. A utilização desse equipamento tem sido fundamental para identificar diversas ocorrências, tais como vazamentos, descartes clandestinos, obstruções, fissuras e etc.  

Atualmente em andamento está o processo de recadastramento dos moradores. O objetivo é tornar o serviço de atendimento ao morador ainda mais eficaz. Com os dados atualizados no sistema, o tempo de atendimento diminui, facilitando para solucionar problemas. Além dos benefícios para o morador, a atualização do sistema gera a otimização de gerenciamento da Secretaria, pois com informações precisas sobre os usuários no sistema, a gestão de recursos terá maior facilidade para ser analisada. 

Em busca de recursos para novos projetos, a Prefeitura tem o objetivo de avançar em questões burocráticas para a construção de uma nova Represa, a do Engenho Seco. 

Em ação recente, a Secretaria de Água e Esgoto mudou de endereço. Agora está localizada na rua Catharina Calssavara Caldana, 590, bairro Leitão, próximo do Paço Municipal.  O objetivo é melhorar o atendimento para a população e otimizar os serviços realizados.

“Para manter a boa qualidade da água que chega para a população, realizamos periodicamente coletas em pontos estratégicos e análises laboratoriais, assim, observamos os índices e se algo estiver fora dos parâmetros, podemos agir rapidamente para encontrar o problema e solucioná-lo” , disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.

A Prefeitura de Louveira divulga diariamente, tanto no site (louveira.sp.gov.br) como nas redes sociais oficiais, os avanços em saneamento básico na cidade.