Gestão Ambiental | 22/04/2021
SUSTENTABILIDADE - Projeto Sala Verde Informa vai discutir temas ligados ao meio ambiente em Louveira
Ação está relacionada com a Sala Verde Terra da Videira, reconhecida pelo Governo Federal após aprovação de projeto da Secretaria de Gestão Ambiental
A Secretaria de Gestão Ambiental está criando o projeto Sala Verde Informa para discutir temas ligados ao meio ambiente com as pessoas interessadas no assunto em Louveira.
O nome da ação está relacionado com a Sala Verde Terra da Videira, de 2018, reconhecida pelo Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, com a aprovação de Projeto Político Pedagógico apresentado pela Secretaria de Gestão Ambiental.
A Sala Verde Terra da Videira é o Centro de Educação Ambiental de Louveira e tem como objetivo principal reunir pessoas apaixonadas pelas questões ambientais e disseminar a importância dessas discussões para toda comunidade.
Dia da Terra
Em meio à realização da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que começou nesta quinta-feira (22),o planeta comemora o Dia Mundial da Terra.
O encontro, que acontece de forma virtual até sexta-feira (23), conta com a presença de líderes de diversas nações e discute formas de frear a destruição do meio ambiente, reduzir as emissões de gases poluentes em todo o mundo e a utilização de recursos naturais de forma sustentável.
O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1970, depois que o senador norte-americano Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.
Ações consideradas fundamentais para a conservação do planeta:
- Coleta Seletiva
- Medidas sustentáveis em residências e unidades comerciais/industriais, como cisternas, aquecimento hidráulico solar, placas de energia fotovoltaica
- Preservação de matas ciliares e nascentes
- Coleta e tratamento de esgoto
- Plantio de árvores e preservação de matas e florestas
Você já ouviu falar em: “Dia da Sobrecarga da Terra”?
O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network.
É um cálculo da demanda de recursos ecológicos renováveis disponíveis na natureza e os serviços que eles deveriam nos fornecem por um ano (365 dias).
Essa estimativa é realizada desde o ano 2000 e desde então a situação vem se agravando. No ano 2019, o Dia da Sobrecarga da Terra foi 29 de julho. Isso quer dizer que, dessa data em diante, o mundo trabalhou no vermelho, ou seja, o ser humano está consumindo muito mais do que a terra tem capacidade de produzir.
Em 2020 essa data foi 22 de agosto, quando houve uma ligeira melhora devido à redução das atividades econômicas em função da pandemia. Mas mesmo assim precisaríamos de 1,6 planeta para suprir a demanda humana atual do nosso planeta real.
Por isso, é importante que todos possam reavaliar alguns tipos de comportamento e consumo, já que esses hábitos estão diretamente relacionados com a sobrevida da Terra e consequentemente de todos os seres vivos que nela habitam.
Faça sua parte ajudando na restauração do planeta terra!