Fumhab - Habitação | 16/08/2017
Superintendente da FUMHAB cumpre convocação de vereadores para prestar esclarecimentos sobre o Popular IV
O Superintendente da Fundação Municipal de Habitação de Louveira (FUMHAB), Nelson Eduardo Ormenese, compareceu na última segunda-feira (14/8) na Câmara dos vereadores de Louveira para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Núcleo Habitacional Popular IV.
Na ocasião, além de responder aos questionamentos dos vereadores, o superintendente aproveitou para dissertar sobre a FUMHAB.
A FUMHAB foi criada no ano de 2009 com a função de promover programas de habitação de interesse social, para confrontar com o déficit habitacional.
Em 2014 foi reestruturada e aprimorada para garantir a melhoria do atendimento. No mesmo ano iniciou-se a regularização fundiária que resultou na entrega de mais de 600 escrituras públicas (matrículas).
Também foi criado o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), programa que faz parte do Governo Federal na construção e melhoria de moradias para a população mais carente. É a partir de sua elaboração que municípios e estados consolidam, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local.
Ainda no ano de 2014 foram criadas leis e um decreto (4.124/14) que instituiu o Cadastro de Interesse em Moradia (CIM) com gestão exclusiva da FUMHAB.
A FUMHAB também é responsável pela viabilização de projetos como ‘CDHU’ do Governo Estadual ,‘Minha Casa Minha Vida’do Governo Federal e empreendimentos próprios como o Popular IV.
O projeto do Popular IV foi inicialmente idealizado através de recursos do programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’. Com a crise econômica nacional, iniciada em 2014, o projeto passou a ser desenvolvido com recursos financeiros próprios da Fundação Habitacional de Louveira.
Em 27 de abril de 2015 foi entregue a ordem de serviço de terraplanagem e infraestrutura, dando início às obras para construção das unidades habitacionais do popular IV no dia 30 de março de 2016.
O terreno é fruto de desapropriação na gestão anterior ao Prefeito Nicolau Junior Finamore e muito irregular, assim como um vale; o que demandou quase um ano de trabalho de terraplanagem.
Vale ressaltar que uma obra de grande porte, como o empreendimento Popular IV passa por uma série de etapas e ações até serem devidamente entregues à população, bem como remoção da camada vegetal, remoção das árvores, terraplanagem (corte,aterro,abertura de ruas, demarcação de quadras), execução dos muros de arrimo, execução das redes de água, esgoto e drenagem pluvial, pavimentação (guias, sarjetas e calçadas), execução dos muros de divisa entre lotes, compactação da base e aplicação do reforço com material britado, aplicação do impermeabilização, ligante e camada asfáltica de reforço com binder, fundações, alvenarias, lajes, execução das coberturas, chapisco, reboco (interno e externo), hidráulica e elétrica, instalação dos caixilhos (portas e janelas), instalação dos postes individuais (padrão cpfl), boilers(aquecedor solar), placas, louças, metais, pintura interna e externa, calhas, rufos, pisos e revestimentos.
A Superintendência da FUMHAB informou na ocasião que a obra se encontra dentro do prazo contratual previsto de 18 meses, tendo seu término previsto para o final do mês de setembro deste ano.
A Prefeitura Municipal de Louveira está em caráter de finalização dos critérios para a realização do sorteio das 191 casas do empreendimento Popular IV.
Características do Empreendimento Popular IV
- 191 unidades (popular de interesse social);
- infraestrutura completa (rede de água, rede de esgoto, drenagem pluvial, calçadas, guias, ruas asfaltadas e iluminação pública);
- lotes com 144,00 m2 (exceto os de esquina, que variam para mais ou menos);
- casas com 61,38 m2 (muro de divisa, pisos, revestimentos, pintura e aquecimento solar).