Cultura & Eventos | 24/04/2023

Sucesso do Desfile de Cavaleiros marca início da semana de abertura da 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui

O Desfile de Cavaleiros, realizado pela Associação Equestre e dos Romeiros de Louveira, com o apoio da Prefeitura, no último domingo, foi um sucesso de público com a participação de cavaleiros e visitantes de diversas cidades da região. Segundo dados da Associação Equestre e dos Romeiros de Louveira, o evento contou com a presença de, aproximadamente, 3.500 pessoas e 50 comitivas. O evento antecede a abertura da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, marcado para sexta, dia 28 de abril.

“Eu particularmente aprecio muito o Desfile. Como veterinário e amante dos animais, estar entre pessoas que compartilham desse mesmo sentimento é fantástico. Um ambiente completamente familiar, com música e comida boa, é um retrato de como será a nossa Festa da Uva esse ano”, comenta o Prefeito Estanislau Steck.

A chegada dos visitantes começou às 9h, com Desfile às 11h com um volta pelas ruas da região central de Louveira. O Desfile de cavaleiros contou com muitas famílias, crianças de todas as idades, muitas opções de food trucks, como porções e lanches, além da venda de produtos do universo dos cavaleiros, como vestimentas, chapéu, roupa e também para os cavalos, alimentos, selas, e muito mais, com toda organização , segurança e limpeza.

Após o desfile, o Prefeito Estanislau Steck subiu ao palco para anunciar o início do show de Maurício e Mauri e também a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, acompanhado da primeira-dama e Presidente do Fundo Social, Magali Steck, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa. Já no camarim da dupla, o Prefeito realizou a entrega de uma cesta com produtos de Louveira, como uva, vinhos e caquis, também acompanhado do secretário de Cultura e Eventos, Darlan Pereira, e do secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore.

João Alves, morador de Vinhedo, veio prestigiar o Desfile em Louveira e declarou: "Sempre frequentei desfiles, e esse de Louveira está muito bom, tem espaço para toda a família. É uma ótima forma de anteceder a Festa da Uva que começa já no próximo final de semana".

Os moradores de Valinhos, José Fernando Mingarelli e Fernanda Olivo também comentaram sua experiência no desfile: "O desfile foi maravilhoso, com cavalos lindos, com pessoas felizes. Estamos muito contentes de estar aqui hoje, e a expectativa para a Festa da Uva é que tenha um público assim também. Com certeza vamos estar presentes e convidamos a todos para que venham prestigiar essa festa maravilhosa, que é a festa da uva de Louveira”.

Reginaldo, que nasceu e cresceu em Louveira, conta que participa há anos dos desfiles e que já virou tradição na família: "Sempre participei da cavalgada e agora venho trazer minha filha para curtir o desfile. Vamos vir para a Festa da Uva também, que vai ser maravilhosa” Laisa, filha de Reginaldo, agora com 10 anos, conta que acompanha o pai nos desfiles desde os quatro aninhos de idade e esse ano, participou com a seu cavalo “Índia”, “Foi muito bom, eu amei. Eu gosto muito de cavalos”, disse Laisa.

Novos visitantes! Glauco Cesari, do Haras ERM, veio de Jarinu com um grupo de 15 pessoas de outros haras de Jundiaí e declarou: "É minha primeira vez nesse evento. Mas eles vêm todo ano. Achei o passeio maravilhoso. Com certeza voltaremos e estaremos aqui semana que vem para a festa da uva. Só temos a agradecer à organização pela excelente recepção. Só elogios para essa festa”.

As também louveirenses, as amigas Josiane, Marcia e Marisa curtiram juntas e super animadas o show do Maurício & Mauri, coladinhas ao palco. “Eu nasci em Louveira, sempre morei aqui e amo as festas da nossa cidade. Com certeza vamos estar aqui juntas na festa. Queremos ver todos os artistas, mas vamos ‘tietar’ muito o Raça Negra”, disse Josiane. A Marisa conta que o grupo trabalhou no feriado mas ainda assim tirou um tempinho para aproveitar o evento: “Nós trabalhamos até a hora do almoço, e que bom que deu tempo de a gente vir aqui. A gente se divertiu muito. Foi muito bom”, disse a Marisa.

A dupla Maurício e Mauri subiram ao palco principal às 15h com um repertório repleto de clássicos da música sertaneja, alternando as animadas com as mais românticas.

O Desfile de Cavaleiros abriu 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui que começa nesta sexta-feira, dia 28.