Saúde | 29/08/2022

SUA SAÚDE - Prefeitura realiza ações de conscientização durante o Dia Nacional do Combate ao Fumo

Vigilância Sanitária marca data com orientações e informativos na cidade

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), a Secretaria Municipal de Saúde de Louveira realiza ações de orientação e conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e intensifica identificação nos estabelecimentos da cidade.

Como forma de marcar a data, a equipe da Vigilância Sanitária colou cartazes e painéis informativos sobre o tema em todas as UBSs e realizou orientações sobre os perigos do tabagismo nas salas de espera. Além disso, foram intensificadas as identificações de controle do cigarro em vários estabelecimentos comerciais da cidade.

Em Louveira, a Secretaria de Saúde realiza encontros semanais com grupos de combate ao tabagismo onde há orientação para os integrantes, além de auxílio com medicamentos e exames de capacidade pulmonar em alguns casos. Os interessados podem procurar a UBS mais próxima e solicitar agendamento.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como objetivo ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar no âmbito social, econômico, no meio ambiente e principalmente na saúde das pessoas.

O câncer de pulmão é dos tipos de tumor que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, entre outras.