Saúde | 02/06/2023
Sistema de teleconsultas tem avançado para agilizar atendimentos na área da Saúde pós pandemia
Louveira inicia na próxima quarta, dia 7, o sistema de telemedicina para casos não urgentes (classificação azul) no pronto atendimento da Santa Casa
Com o objetivo de gerar atendimentos rápidos e facilidades para os pacientes, o sistema de telemedicina vem gerando avanços na área da Saúde. Através de um computador conectado a internet, o paciente é atendido remotamente por um médico, que conversa, analisa exames e prescreve receitas médicas de acordo com o diagnóstico. O sistema é utilizado em casos de baixa complexidade e não urgentes. Na próxima quarta-feira (7), o sistema passa a funcionar na Santa Casa de Louveira, sendo agregado ao atendimento inicial de Classificação de Risco, no próprio pronto socorro do hospital. A Prefeitura de Louveira está trabalhando para implantar a telemedicina também na Rede de Atendimentos das Unidades Básicas de Saúde da cidade.
“A telemedicina faz com que o paciente ganhe tempo, sendo rapidamente atendido e saindo da unidade de saúde com as orientações prescritas pelo médico em mãos. Com uma boa estrutura e apoio dos profissionais, o paciente não terá dificuldades para utilizar o sistema, bastando apenas entrar na sala e sentar de frente ao computador que já estará com o médico na tela. Todos os pacientes ganham com esse avanço, pois uma vez que casos de baixa complexidade são atendidos na telemedicina, os médicos presenciais podem dar atenção mais rapidamente para os casos que são de maior complexidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
A Prefeitura de Louveira está trabalhando para implantar a telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estão sendo analisadas as necessidades de conexão com a internet e dos espaços físicos para as salas de atendimento. Mais detalhes serão divulgados em breve.
“A telemedicina nas UBSs vai acelerar o tempo em que os pacientes de casos mais simples passam dentro da unidade, possibilitando voltarem mais rápido para as suas casas com as orientações do médico. Isso também possibilita que mais pessoas sejam atendidas em menos tempo. É importante que a população compreenda que a Saúde deve, sempre, ser cuidada de forma preventiva, e não apenas nos momentos de dores ou situações de emergência. Cuidar preventivamente é um caminho para ter mais saúde e qualidade de vida”, afirma a secretária Márcia Bevilacqua.
O sistema, que entra em funcionamento na Santa Casa de Louveira já no dia 7 de Junho, é agregado ao atendimento inicial de Classificação de Risco, no próprio pronto socorro do hospital. Ou seja, o paciente ao chegar no pronto socorro é recepcionado e, com senha, é encaminhado para a Classificação de Risco com os profissionais de Saúde. Nos casos considerados leves, após este primeiro atendimento da Classificação (com medição de pressão, temperatura, verificação dos sinais vitais, sintomas, etc), é encaminhado para a sala de telemedicina, para atendimento com médico conectado, com mais agilidade e menos tempo de espera. Essa mudança não afeta pacientes crianças, não havendo telemedicina em pediatria.