Saúde | 18/04/2022

SERVIÇOS - Mutirão de limpeza e combate à dengue chega à Colina da Bela Vista nesta segunda (18) e terça-feira (19) em Louveira

Ação tem cata-treco, corte de mata, poda de árvores e orientações sobre cuidados com o mosquito Aedes aegypti

A região do bairro Colina da Bela Vista recebe nesta segunda (18) e terça-feira (19) o mutirão de limpeza e combate à dengue da Prefeitura de Louveira. A ação tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, controlar os casos da doença e cuidar da limpeza da cidade.

Dengue

A Secretaria de Saúde registrou 69 notificações de dengue em 2022. Desse total, 14 casos foram confirmados, 36 descartados e 19 ainda aguardam resultados dos exames.

O mutirão

O mutirão conta com limpeza das ruas, cata-treco e distribuição de panfletos com alerta para os moradores sobre cuidados que devem ser tomados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos também participam com corte de mato, poda de árvores, varrição manual, pintura de guias, limpeza de bueiros, manutenção de estradas de terra e a retirada de resíduos.

O mutirão conta ainda com participação das equipes das secretarias de Saúde e Gestão Ambiental, que visitam as casas para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos.

Os próximos locais a receber o mutirão serão definidos até quarta-feira (20) de acordo com o cenário epidemiológico de cada região.

Balanço

A Prefeitura espera finalizar a semana com 110 toneladas de resíduos retirados dos bairros onde o mutirão já foi realizado desde o final de março.  Só nesta semana, a expectativa é de recolher 20 toneladas.

Na primeira semana, nos bairros Parque Brasil, Jardim Esmeralda, Belo Horizonte, São Francisco e Cristo, foram retirados cerca de 70 toneladas de resíduos. Na semana seguinte, dias 11 e 12 de abril, nos bairros Colinas de São José, Jardim Juliana e Ana Maria, foram recolhidas 20 toneladas de resíduos.

Destinação

Os resíduos são destinados a uma área de transbordo e posteriormente enviados para um aterro sanitário em Paulínia.

Cata-treco

Os moradores podem colocar materiais e objetos para descarte nas calçadas, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira. Entulhos também podem ser deixados para retirada.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.