Educação | 26/11/2013

Seminário Municipal encerra etapa de estudos do PNAIC em Louveira

Foto: Divulgação

Na noite da terça-feira, 19 de novembro, a Prefeitura de Louveira realizou o 1º Seminário Municipal do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que teve como objetivo encerrar a etapa dos estudos referentes a língua portuguesa, além de divulgar e socializar as ações do programa no município. O PNAIC representa o esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal para que toda criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade.

“Ao aderir ao pacto, o município de Louveira por meio da secretaria de Educação passou a ter a responsabilidade pela organização da formação dos professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano.  As professoras Nelly Bossy, Ive de Souza e Denise Alamo foram designadas orientadoras do curso na cidade e participaram da formação de orientadores no pólo do PNAIC na Unicamp. Elas foram responsáveis pela capacitação de 75 professores e alfabetizadores e 7 coordenadores pedagógicas”, explicou  Sandra M. Biasi, a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental e coordenadora geral do Pacto em Louveira. De acordo com ela, no próximo ano haverá nova capacitação do PACTO, desta vez  na disciplina de matemática

Os professores cursistas realizaram 120 horas de estudos envolvendo teoria e prática, onde puderam refletir a ação pedagógica, trocar experiências e se aperfeiçoarem no ciclo de alfabetização.  “Nesse curso nos foi dada a oportunidade de sentirmos segurança no que já sabíamos,  aquisição de novos conhecimentos, além de refletir e aprimorar nossa prática pedagógica. Foi nítido o esforço de todos os participantes em fazer o melhor, com o único objetivo de levar para a sala de aula um aprendizado enriquecido com responsabilidade e muito carinho as nossas crianças”, afirmou a professora Ilaine Steck Biasi, que falou em nome de todas as docentes.

Durante o seminário foram apresentadas algumas das experiências que se destacaram ao longo do curso e nas apresentações realizadas nas escolas.

Estiveram presentes no evento, a vice prefeita Neusa Orestes no ato representando o prefeito Junior Finamore, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Louveira Marlene Montelato Finamore, o presidente da Câmara Estanislau Steck, a professora Letícia Serpa representando a Secretaria de Educação, a supervisora pedagógica do Ensino Infantil Roberta França, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Sandra Regina M. Biasi, que também é a coordenadora Geral do Pacto em Louveira, a formadora das orientadoras Aparecida Biruel e  as formadoras do PNAIC Louveira, professoras Ive de Souza, Denise Alamo e Nelly Bossi. Também prestigiaram o seminário dezenas de professores, alfabetizadores, coordenadores e convidados.