Assistência Social | 17/10/2013

Semana do Yoga pela Paz reúne mais de 600 crianças, jovens e adultos

Foto: Divulgação

Organizada pela Prefeitura de Louveira e a ONG ‘Chá comigo, Chá Conosco!’, a Semana do Yoga pela Paz reuniu mais de 600 crianças, jovens, adultos e idosos em atividades que fomentaram a cultura da paz.

As atividades iniciaram com o monólogo de João Signorelli, “Gandhi, um líder servidor” exibido no teatro da câmara Municipal de Louveira. As aulas de yoga e meditação, ministradas pelas professoras Zileide Silva e Alessandra de Angelis, foram oferecidas a crianças, jovens, adultos e idosos em vários pontos da cidade. No domingo (06/10), aos moldes de um café filosófico, o Professor Dr. Cesar Deveza, neuro-psiquiatra e pesquisador da USP, esclareceu, por meio de um agradável bate-papo e pequenas práticas, os efeitos positivos da prática de yoga e meditação no dia-a-dia. Encerrando a Semana do yoga pela Paz em Louveira, a roda de tambores pela paz de Gui Vitalle vibrou e uniu ainda mais os corpos, corações e mentes dos participantes de todas as idades, que reafirmaram seu compromisso individual e coletivo na construção de um mundo sustentável e pacífico.

Aulas de Yoga

As aulas de yoga não ministradas pela ONG às terças e quintas-feiras, às 18h. Mais informações na Secretaria de Esporte de Louveira, pelo telefone: 3878.1357

Saiba mais sobre Yoga e Meditação

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar de origem indiana que envolve conceitos filosóficos, estilo de vida e práticas para desenvolver todos os aspectos da experiência humana. A palavra “yoga” significa união. Refere-se à união da consciência individual e da consciência universal. O objetivo do Yoga é ter a experiência dessa união. Ao mesmo tempo, é um método ou um caminho para alcança-la.

Porque Praticar?

Para que o organismo funcione bem precisamos escutar as necessidades internas e buscar adaptar melhor os hábitos cotidianos experimentando a vida com consciência, dando sentido aos nossos atos e sentimentos, integrando todas as características essenciais de nossa personalidade e espiritualidade.

O Yoga é um instrumento de conhecimento pessoal que permite viver a vida com mais plenitude e equanimidade.  A integração entre o corpo, a mente e as emoções são essenciais para uma vida mais harmoniosa, criativa e saudável. Além do mais, em 2002 a prática de yoga foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática mente-corpo e vem cada vez mais sendo adotada como política de saúde pública no mundo. Segundo a OMS a atividade regular promove a aquisição de benefícios físicos, psíquicos e sócioemocionais.

A Meditação

A meditação faz parte das práticas de Yoga e é uma ferramenta essencial para visualizarmos de forma mais ampla o que somos, ampliando nossa percepção sobre a vida e o seu propósito, dando sentido aos nossos atos e sentimentos, integrando todas as características essenciais de nossa personalidade e espiritualidade. Existem técnicas que se adaptam a todos os tipos de personalidades e faixas etárias estando disponíveis a crianças, jovens, adultos e idosos.

Quais os Benefícios?

As práticas de Yoga estimulam o sistema nervoso, ativam a circulação, trabalham as diversas articulações do corpo, liberam o sistema muscular, relaxam profundamente, concentram a mente e liberam a criatividade.

Para crianças e Jovens

Para Adultos e Idosos

- Oportunizar uma atividade física leve/moderada;

- Estimular a coordenação física, a atenção e autonomia;

- Desenvolver a confiança e a segurança das crianças nelas mesmas;

- Impulsionar a criatividade e a imaginação;

- Incentivar a autoestima e o comportamento proativo;

- Estimular uma relação afetuosa consigo mesmo;

- Favorecer trocas solidárias no grupo e o respeito ao ritmo e natureza de cada um.

- Oportunizar uma atividade física leve/moderada;

- Estimular a saúde dos tecidos corporais (articulações, músculos  e tendões);

- Harmonizar os diversos sistemas corporais (respiratório, endócrino, nervoso, circulatório, digestório);

- Estimular a produção das endorfinas;

- Proporcionar equilíbrio físico, mental e emocional;

- Ajudar na boa qualidade do sono;

- Aliviar tensões físicas, mentais e emocionais.