Saúde | 09/05/2018
Semana de Recolhimento de Pneus nos domicílios de Louveira será realizada de 14 a 19 de maio
Morador deve colocar os pneus no dia da coleta seletiva
“Pneu guardado só quem usa é o mosquito Aedes”. Este é o tema da campanha elaborado pela Superintendência de Controle de Endemias do Governo do Estado de São Paulo (SUCEN) contra o mosquito Aedes aegypti - transmissor das arboviroses urbanas.
A Prefeitura de Louveira, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Gestão Ambiental, aderiu à campanha e vai recolher os pneus inservíveis nas residências, na semana de 14 a 19 de maio, juntamente no dia da coleta seletiva de cada bairro.
Dicas para combater o mosquito da dengue em casa:
Um dos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, é com o descarte do lixo reciclável. O pneu guardado nas residências pode ser um criadouro preferencial do mosquito transmissor das arboviroses urbanas.
Algumas ações:
– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo;
– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
Arboviroses?
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.
Saiba mais sobre o Aedes aegypti:
– O sangue humano é sua principal fonte de alimentação;
– O Aedes aegypti tem hábitos diurnos, diferentemente do pernilongo comum;
– A espécie tem em torno de 0,5 centímetros de tamanho;
– O corpo é cinza com pintas brancas;
– O ciclo de vida desde o ovo, larva e pupa é aquático.