Gestão Ambiental | 11/10/2023

Semana de Conscientização Animal: Prefeitura ressalta importância da fauna e dos cuidados aos animais domésticos

Do dia 4 a 10 de outubro, é celebrado a Semana de Conscientização Animal. A Prefeitura de Louveira ressalta a importância da fauna silvestre e os cuidados com os animais domésticos. Por meio da Secretaria de Gestão Ambiental são realizadas uma série de ações que promovem a biodiversidade. Com foco nos animais de estimação dos moradores em vulnerabilidade social, são oferecidos diferentes serviços gratuitos no Bem-Estar Animal.

A data foi criada para conscientizar sobre a importância da fauna silvestre para a estabilidade do ecossistema, tendo papéis essenciais como a dispersão de sementes, a manutenção da cadeia alimentar garantindo o reflorestamento, a sobrevivência das espécies, o equilíbrio ecológico e a segurança alimentar. O Brasil possui uma grande biodiversidade, e garantir essa estabilidade é proteger nossa subsistência de forma harmoniosa, pois uma vez que espécies são extintas, outros problemas começam a surgir.

A Prefeitura de Louveira vem realizando uma série de ações verdes na cidade com projetos que geram a preservação da natureza e o plantio de novas árvores, colaborando diretamente para melhor qualidade de vida e bem-estar da população. CLIQUE AQUI para saber mais. 

Com foco na saúde dos animais de estimação da população em vulnerabilidade social, a Prefeitura conta com o Bem-Estar Animal. O local realiza atendimento veterinário, microchipagem, vacinação e castração, tudo totalmente gratuito. Além disso, o espaço contém diversos cães e gatos que estão para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com todas as vacinas em dia. CLIQUE AQUI para conferir os animais disponíveis. 

A Semana de Conscientização Animal foi instituída pela Lei nº 2.621, de 28 de março de 2019.