Educação | 22/08/2017

Secretária de Educação cumpre convocação de Vereadores na noite de segunda (21)

convocação educação

A Secretária de Educação Juliana Euzebio Araujo, compareceu à Câmara dos Vereadores na noite de segunda feira (21), cumprindo assim a convocação da CEI.

Na ocasião, a secretária expôs um diagnóstico completo da secretaria de educação, desde o início da primeira gestão Finamore – o qual iniciou seu primeiro mandato com uma demanda remanescente de crianças em lista de espera para ingresso em escolas.

A Prefeitura juntamente à Secretaria de Educação, elaborou um diagnóstico seguido de planejamento que incluíram a compra de terreno, adaptação de espaços para ampliação de vagas para atender crianças de seis meses a dois anos de idade, sendo que as demais faixas etárias foram absorvidas pela rede municipal.

No ano de 2014 a Prefeitura consegue sanar a demanda da lista de espera com diversas ações realizadas dentre elas: ampliação da EMEI Nicolau Finamore e criação de mais salas de aula, além da oferta de período integral; abertura do CECOIN Chapeuzinho Vermelho II com atendimento de crianças entre seis meses a dois anos de idade; criação de 13 salas de Educação Infantil na EMEF José Odair Montelatto; reforma do CECI Mundo Maravilhoso; recadastramento da lista de espera que, de acordo com a promotoria, deu prioridade aos moradores do município e construção do CECI Pequenos Brilhantes.

No entanto, o ano seguinte se inicia sem vagas para os novos alunos. A Administração Pública então decide contratar uma empresa para prestação de serviços visando atender esta nova lista de espera, que chegou ao número de 187 crianças.

Através de licitação, a Prefeitura de Louveira realizou a contratação das empresas ‘Criar’ e ‘Renovar’. “As empresas cumprem os requisitos do termo de referência, onde têm atuação de 12 horas, no período de janeiro a janeiro e servem as quatro refeições diárias; requisitos estes adotados pela rede Municipal, fazendo com que todos os alunos possam ter o mesmo tratamento e a mesma qualidade, tanto no ensino quanto na alimentação” – ressaltou a secretária de educação Juliana Euzebio Araujo.

A sessão foi encerrada após ter respondido aos questionamentos dos vereadores, além de explanação detalhada feita pela secretária, que apontou as ações que vem sendo realizadas para solucionar os problemas provenientes da demanda de vagas para ingresso nas escolas de rede municipal – problema esse comum em quase todos os municípios do Brasil – lembrou a secretária.