Saúde | 20/09/2018

Secretaria Municipal da Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Setembro amarelo

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha “Setembro Amarelo – Falar é a melhor solução”. O objetivo é conscientizar a população sobre o suicídio e suas formas de prevenção.

Nas unidades de saúde e no CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), diversas ações são feitas, como forma de alerta para uma das maiores causas de mortes de jovens e adolescentes. Apresentações de teatro, rodas de conversa com profissionais da rede de saúde mental, palestras e vivência musical são algumas das ações realizadas pela equipe da Saúde com apoio dos alunos de teatro da Secretaria Municipal de Cultura.

Setembro amarelo

É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e traz como alerta, a prevenção do suicídio, que segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, tem taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Procure apoio

A Prefeitura de Louveira, oferece suporte para este e outros casos, por meio do CAPS, na Rua Capitão Álvaro Pereira, n°55, bairro Vila Bossi.
Mais informações, telefone: 3878- 0926, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 17h.