Água e Esgoto | 09/04/2014
Secretaria de Água e Esgoto orienta população sobre as contas de água
A Secretaria de Água e Esgoto de Louveira (SAE) registrou cerca de cem pedidos de revisão das contas de água desde janeiro deste ano. Deste montante, 46 já foram julgados, sendo que, aproximadamente 12 foram deferidos e outros 34 foram indeferidos por não apresentarem irregularidades. De acordo com o secretário da SAE , Sinésio Scarabello, a população deve ficar atenta se a faixa de consumo está fora da média se comparada ao mesmo mês no ano passado “A SAE não tem nenhuma intenção de fazer cobrança indevida nas contas. Estamos cobrando a tarifa de acordo com a leitura dos hidrômetros. O consumo pode aumentar ou diminuir de acordo com o mês, por isso o correto é comparar o consumo com o obtido no ano anterior e não mês a mês”, afirmou.
De acordo com Scarabello, o pedido de revisão nas contas é um direito da população caso haja alguma anormalidade na leitura do hidrômetro que pode ocorrer em diversos casos. Os motivos pelos quais podem ocorrer erros na cobrança são, essencialmente, vazamentos, passagem de ar na rede, hidrômetro avariado, erro de leitura ou acúmulo de consumo em virtude de leituras anteriores incorretas. Em qualquer um desses casos, se o morador detectar alguma irregularidade deve procurar a Prefeitura (SAE) para que sejam adotadas as medidas de correção dos valores cobrados. Isso deve ser feito por meio de requerimento protocolado na SAE, localizada na rua Silvério Finamore, 1561 – bairro Leitão. A partir daí, a equipe técnica avalia a documentação e, eventualmente são realizadas novas leituras para embasar uma resposta ao requerimento.
Segundo Scarabello, o interessado também pode contribuir para que a secretaria identifique com mais rapidez os casos de consumo aumentado “ O cidadão pode contribuir, por exemplo, informando se houve vazamento ou se foi realizado algum conserto na rede. Ele também pode monitorar o próprio consumo sempre que estiver desconfiado que existe algum erro de leitura. Para isso, basta fechar todas as torneiras e, após 30 minutos, verificar se o hidrômetro continua acusando consumo. Se o equipamento estiver com problema ele deve trazer essa informação até a SAE para que as providências sejam tomadas”, explicou. Outra maneira de cooperar com o processo de averiguação é verificar se as leituras estão sendo feitas sistematicamente e corretamente “Se o cidadão perceber que o leiturista não conseguiu ler o hidrômetro e mesmo assim foi emitida uma leitura, o morador deve comunicar imediatamente a Secretaria”, orientou Sinésio.
De acordo com o levantamento feito pela secretaria de Água e Esgoto existe um número muito grande de reclamações protocoladas que são improcedentes . “ As reclamações acontecem geralmente no mês posterior ao reajuste da tarifa. As pessoas acabam olhando somente o valor total da conta e não prestam atenção no quanto está marcando no consumo. Se o consumo estiver na média, não há irregularidades”, finalizou Scarabello.
Entenda como é feita a cobrança da água
O preço público para consumo de água cobrado pela Secretaria de Água e Esgoto no município de Louveira é fixado por m³ para os diversos tipos de consumidores. A tarifa é determinada de acordo com as categorias Residencial/Pública e Comercial/Industrial. O que o munícipe deve levar em conta, em ambas as categorias, é o percentual de consumo, que é fator determinante na hora do cálculo do valor a ser pago. O cidadão deve fazer a conta multiplicando a quantidade consumida pelo o valor escalonado conforme tabela abaixo.
Segundo o secretário da SAE, Sinésio Scarabello, em muitos casos a população desconhece as tabelas de classificação, por isso acabam fazendo o calculo de maneira equivocada “O cidadão faz a conta com base apenas no valor de R$ 2,09m³ , independente da quantidade consumida, por isso chegam na secretaria com a reclamação de que o valor cobrado está errado. Mas não é isso, eles tem que se basear na tabela de preços de serviços de fornecimento de água conforme o decreto 4019/2013”, explicou.
Confira abaixo as tabelas com o valor cobrado para o consumo de água:
Categoria Residencial/Pública
Até 10 m³ mensais (mínimo)............................. R$ 15,88
Acima de 10 até 20 m³...................................... R$ 2,09 p/m³ excedente
Acima de 20 até 30 m³...................................... R$ 2,53 p/m³ excedente
Acima de 30 até 40 m³...................................... R$ 3,39 p/m³ excedente
Acima de 40 até 50 m³...................................... R$ 3,79 p/m³ excedente
Acima de 50 até 70 m³...................................... R$ 5,28 p/m³ excedente
Acima de 70 m³ ................................................ R$ 7,54 p/m³ excedente
Categoria Comercial/Industrial
Até 6 m³ mensais (mínimo) ............................. R$ 21,17
Acima de 6 até 24 m³ .................................. R$ 3,32 p/m³ excedente
Acima de 24 até 44 m³ .................................. R$ 3,41 p/m³ excedente
Acima de 44 até 64 m³ .................................. R$ 3,75 p/m³ excedente
Acima de 64 até 84 m³ .................................. R$ 4,43 p/m³ excedente
Acima de 84 até 104 m³ ................................ R$ 5,57 p/m³ excedente
Acima de 104 até 150 m³ ................................ R$ 7,64 p/m³ excedente
Acima de 150 m³ ............................................. R$ 14,19 p/m³ excedente