Saúde | 11/04/2013

Secretaria de Saúde pretende vacinar 6 mil pessoas contra a gripe

Foto: Internet

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira inicia na próxima segunda-feira (15 de abril) a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que se estenderá até dia 26 de abril. O Dia ‘D’ de Mobilização Nacional será na data de 20 de abril, das 8h às 17h em todas as unidades de saúde da cidade (com exceção do Posto de Saúde do Monterrey, que funciona das 8h às 16h).

Segundo a secretária de Saúde, Pâmela Mango, a meta municipal é vacinar pelo menos 80% da população alvo no município - ou seja, 5988 pessoas – e a nacional é aplicar a dose em 30,8 milhões de pessoas em todo o País. Crianças de 6 meses a 2 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres até o 45° dia após o parto, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III e transplantados) devem se encaminhar às unidades de saúde da cidade das 8h às 17h (exceto a do Monterrey, que funciona até às 16h), para receberem a dose. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar uma receita com indicação médica para aplicação da vacina ou a receita com os medicamentos que fazem uso.

“Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, por isso é importante que a população mais vulnerável, como crianças e idosos, receba a dose”, explica a secretária.

A Gripe é uma doença transmitida por vírus, através de gotículas eliminadas pela tosse e fala, ou a partir de contato com superfícies contaminadas pelo vírus e levadas pelas mãos aos olhos, nariz ou boca. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, coriza, tosse e dor de garganta. “Além da vacina, alguns hábitos são eficazes para conter a transmissão da doença, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e evitar ambientes fechados”, orienta Pâmela Mango.

Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Brasil, o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a previsão inicial de 80%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil realiza a maior campanha de vacinação pública das Américas.

Serviço:

Postos de Saúde