Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 15/01/2014

Secretaria de Saúde orienta população sobre como se prevenir da dengue

A Vigilância de Saúde da Prefeitura de Louveira intensificou o trabalho de visitas casa a casa em toda a cidade para orientar a população sobre como evitar focos da dengue. 

O órgão efetua, durante todo o ano, visitas residenciais em todos os bairros da cidade, sobretudo na região do Santo Antônio, onde historicamente é constatado um número maior de casos da dengue. Durante as visitas, agentes de saúde realizam a inspeção e a orientação sobre os cuidados com a limpeza da casa e principalmente dos quintais, evitando o acúmulo de água limpa e parada, condições em que a larva do mosquito causador da dengue se desenvolve. 

Os funcionários do órgão averiguam, além de residências, diversos pontos com maior circulação dos vetores de transmissão da dengue, como em borracharias, imóveis com grande circulação de pessoas, escolas e prédios públicos.

Prevenção

A prevenção é a única arma contra a doença. O mosquito da dengue se desenvolve em focos de acúmulo de água, por isso é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Sintomas

Os sintomas da Dengue são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, dor nas juntas, desânimo e exantema (manchas avermelhadas na pele). “Caso você apresente algum dos sintomas citados acima, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Não se esqueça de informar se esteve ou viajou para local com possíveis focos do mosquito vetor da dengue”, orienta a secretária de Saúde, Pâmela Mango.